09/02/2024 às 17h16min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h01min

Para atender à crescente demanda por trabalho híbrido, IWG adiciona 867 unidades em 2023

A empresa detentora das marcas Regus e Spaces duplica o número de espaços de trabalho em relação a 2022, com investimento de proprietários e parceiros

Redação
Divulgação: IWG Brasil
São Paulo, fevereiro de 2024 – Conforme a demanda por soluções de trabalho híbrido cresce, o IWG, líder global e nacional em espaços de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios, amplia sua rede e inaugura mais de 867 novas unidades ao longo de 2023.  Este crescimento é atribuído à busca acelerada por escritórios híbridos e à adoção do modelo de hub-and-spoke, uma forma de organização de espaços de trabalho que conta com um espaço central e os outros mais periféricos. Destas novas localidades, 95% delas são entregues por meio de parcerias gerenciadas, alinhando-se à estratégia de expansão do IWG. No final de 2023, a marca registrou sua maior receita em seus mais de 30 anos de história, com um aumento de 8% no terceiro trimestre, atingindo £830 milhões.

O modelo de parceria do IWG atende ao anseio de proprietários e parceiros ao aproveitar a demanda por trabalho híbrido diante do declínio do interesse em imóveis comerciais tradicionais. Assim, a construção de escritórios híbridos com o IWG incentiva o preenchimento de espaços de escritórios vagos. 


“No IWG, aceleramos nossa estratégia de crescimento, permitindo aproveitar o crescente pipeline de investidores imobiliários que buscam maximizar seus retornos por meio de parcerias. Assinamos o dobro de contratos em 2023 em relação a 2022. Empresas de todos os tamanhos estão encerrando contratos de longo prazo para locação de escritórios comerciais e substituindo-os por acordos de curto prazo com provedores de espaços flexíveis, como o IWG. Como resultado, estamos vendo um forte interesse de proprietários e investidores ansiosos para capitalizar na crescente demanda por soluções híbridas", afirma Mark Dixon, fundador e CEO do IWG.

Além da reavaliação de portfólios das empresas e sua redução de tamanho nos centros urbanos, outra tendência imobiliária impulsiona a busca por espaços de trabalho híbrido: a substituição de locações por períodos longos – e, consequentemente, restritivos – por soluções de espaços flexíveis, com a adoção de escritórios em diferentes bairros e mais próximos da residência de seus funcionários. Em linha com essa tendência, uma parte significativa dos novos locais do IWG está situada fora dos grandes centros, em cidades menores, onde há uma demanda crescente por soluções do regime híbrido.

No Brasil, essa tendência começou a ser observada no início da pandemia. Em São Paulo, desde 2020, houve um aumento de 340% por procura de imóveis distantes do Centro, de acordo com dados do Grupo ZAP. No ano seguinte, uma pesquisa realizada pela Datastore, especializada no setor imobiliário, apontou que 1,32 milhão de famílias brasileiras com renda superior a R$ 2 mil tinham a intenção de adquirir propriedades na zona rural, um número aproximadamente 70% superior ao apontado no ano anterior. A movimentação foi rapidamente sentida pelo mercado imobiliário comercial, com taxa de vacância de 23,6% em São Paulo até o terceiro trimestre de 2023, segundo a Cushman & Wakefield – alta de 1,1 ponto percentual sobre o trimestre anterior.  

Quem pode trabalhar no regime híbrido também conta com flexibilidade de agenda para aplicar o anywhere office. Dados do IWG sinalizam que 88% dos que trabalham nesse sistema atuaram dos lugares mais variados em 2022, enquanto 57% aproveitaram para estenderem suas férias atuando diretamente dos destinos em que estavam viajando, por meio do benefício da flexibilidade. Além disso, a pesquisa também destacou as vantagens mais citadas pelos entrevistados, como o equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho (76%), a possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares (52%), economia de dinheiro viajando em dias de menor movimento (47%) e a chance de desfrutar de férias mais longas (30%).

A diversificação dos escritórios para além dos grandes centros é também realidade nos Estados Unidos. Outro estudo realizado pelo IWG em parceria com a Arup apresentou como 500 mil pessoas saíram das grandes cidades em 2023, marcando um aumento de 59% em relação a 2020. Muitas dessas pessoas se mudaram para regiões distantes, antigas cidades-dormitório e áreas rurais, onde a expansão do IWG busca atender, proporcionando espaços de trabalho flexíveis que permitem aos funcionários trabalhar onde são mais produtivos.

O desejo dos trabalhadores de evitar longos deslocamentos diários teve um impacto significativo nessa mudança, à medida que muitos buscam melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e reduzir gastos desnecessários. De acordo com a pesquisa do IWG, apenas um em cada cinco trabalhadores se deslocaria mais de 30 minutos diariamente, enquanto 60% expressam o desejo de um espaço de trabalho a menos de 15 minutos de suas casas. Outro estudo envolvendo dois mil colaboradores híbridos mostrou que o regime de trabalho levou a um aumento médio de 4,7 horas semanais de exercícios, 71 horas extras de sono por ano e melhorias na dieta.

“O trabalho híbrido está ajudando a criar e manter uma equipe de trabalho mais saudável e equilibrada. Isso acontece porque os profissionais podem ajustar seu trabalho às suas vidas, inclusive reduzindo a necessidade de longos deslocamentos diários. Oferecer a opção de trabalho híbrido é uma maneira importante e simples para as empresas mostrarem que se importam com seus funcionários. Isso permite que eles tenham mais controle sobre seus horários e tenham mais tempo livre. As empresas que adotam o trabalho híbrido percebem não apenas uma equipe mais saudável, mas também mais comprometida e produtiva”, pontua Tiago Alves, CEO do IWG Brasil.

O IWG, com quase 4.000 locais distribuídos por mais de 120 países, oferece uma ampla variedade de soluções de espaço de trabalho para propriedades de todos os tipos e tamanhos, adaptando-se desde escritórios em importantes localizações urbanas, até antigas unidades em centros comerciais. Os parceiros e franqueados ainda possuem acesso total à expertise da empresa, incluindo suporte de vendas, operação e marketing, tudo apoiado por um investimento anual significativo em sua plataforma tecnológica. Esses parceiros podem transformar suas ideias em locais plenamente operacionais em apenas 10 semanas, garantindo uma renda mensal estável, sem os desafios comuns de renovações demoradas, períodos vagos ou dependência excessiva de acordos de locação individuais.

O setor de espaços de trabalho flexíveis deve crescer 600% até 2030, e dados do Indeed, o maior site de empregos do mundo, relataram um aumento de 6.531% ano a ano nas buscas por "híbrido" em 2022. À medida que as empresas adotam o trabalho híbrido a longo prazo, as soluções do IWG tornam-se uma vantagem estratégica para proprietários que buscam capitalizar essa tendência.
"Estamos avançando em direção ao nosso objetivo de ter um centro do IWG ao alcance de cada cidade, proporcionando, ao mesmo tempo, uma oportunidade única para proprietários de imóveis e investidores transformarem edifícios em espaços de trabalho flexíveis prósperos. Este marco reflete a confiança que nossos parceiros depositam no IWG, e esperamos continuar expandindo nossa rede nas comunidades, atendendo à crescente demanda de trabalhadores em todo o mundo," complementa Thomas Sinclair, Diretor de Desenvolvimento do Grupo IWG.

Análise realizada pela Arup sobre o impacto do trabalho híbrido nas cidades dormitório do Reino Unido e dos EUA em outubro de 2023 https://work.iwgplc.com/MediaCentre/Article/commuter-towns-set-to-boom-from-hybrid-working-cash-injection 
Levantamento com 2.000 trabalhadores de escritório pela Mortar Research em fevereiro de 2022. O Mortar é totalmente credenciado pela Sociedade de Pesquisa de Mercado.
Pesquisa com 2.000 trabalhadores de escritório pela Mortar Research em fevereiro de 2023

Sobre o IWG, International Workplace Group 
O IWG é líder global em soluções para o trabalho híbrido. Por meio de suas marcas e espaços compartilhados, o grupo cria valor pessoal, financeiro e estratégico para empresas de todos os portes – de algumas das companhias e organizações mais conhecidas do planeta, até microempreendedores e a próxima geração de líderes do setor. Todos podem aproveitar o poder desses locais de trabalho híbrido para aumentar sua produtividade, eficiência, agilidade e proximidade com o mercado. A cobertura de rede do IWG inclui aproximadamente 4.000 locais em mais de 120 países, sendo utilizados por 83% das empresas da Fortune 500. No Brasil, por meio das marcas Regus e Spaces, o IWG colabora para que milhares de pessoas e seus negócios possam trabalhar de forma mais produtiva, ao fornecer espaços de trabalho profissionais, inspiradores e colaborativos, além de serviços digitais, disponíveis por meio do aplicativo IWG. Para conhecer melhor visite o site ou clique aqui para obter mais informações sobre a parceria. 

Informações à imprensa | Máquina Cohn & Wolfe     
Gabriel Pereira – [email protected] – (11) 96828-5025  
Mikaella Pedrosa – [email protected]
Denise Carvalho – [email protected] – (11) 99218-0181 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia