19/01/2020 às 22h27min - Atualizada em 19/01/2020 às 22h27min

Nestlé quer investir US$ 2,1 bi em plano de plástico reciclável

Tem outros projetos em andamento, como um fundo de capital de risco de 250 milhões de francos para desenvolver tecnologia de embalagens

Ab Noticia News
Por Bloomberg Brasil
Reprodução

(Bloomberg) — A Nestlé planeja gastar 2 bilhões de francos suíços (US$ 2,1 bilhões) em um plano para pressionar a indústria de plásticos a lidar com a falta de embalagens recicladas que são seguras para serem usadas para alimentos.

A fabricante do chocolate KitKat vai destinar mais de 1,5 bilhão de francos para pagar um prêmio por esse tipo de plástico e, assim, incentivar a produção, informou a empresa na quinta-feira.

Os recicladores tendem a negligenciar esse mercado por causa das dificuldades em fabricar embalagens não tóxicas para alimentos.

A Nestlé disse que tem outros projetos em andamento, como um fundo de capital de risco de 250 milhões de francos para desenvolver tecnologia de embalagens.

A empresa informou que tentará mitigar o impacto de custos mais altos do plástico com o aumento da eficiência.
 

Fabricantes de alimentos e bebidas estão cada vez mais sob pressão de consumidores e grupos ambientais como o Greenpeace por usar muito plástico.

A Nestlé prometeu tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

A Unilever pretende reduzir pela metade seu uso de plástico recém-fabricado no mesmo ano e está testando estações de recarga para produtos como detergente líquido e xampu.

“A questão ambiental continuará sendo um tópico nos próximos anos, e as empresas terão que apoiar as palavras com investimentos reais”, disse Patrik Schwendimann, analista do Zuercher Kantonalbank.
 

“Toda a indústria enfrentará custos mais altos. O retorno positivo é que as empresas terão boa imagem para o público.”

A partir de 2025, a União Europeia exigirá que pelo menos 25% do material contido nas garrafas de bebidas seja de plástico reciclado.

No ano passado, a Nestlé abriu um centro de pesquisa nos arredores de Lausanne para desenvolver embalagens menos prejudiciais ao meio ambiente, como garrafas de água totalmente biodegradáveis à base de papel e recipientes recarregáveis.

A empresa suíça, como as rivais PepsiCo e Danone, também testa dispensadores de água na tentativa de futuramente vender bebidas sem garrafas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia