07/02/2024 às 17h16min - Atualizada em 10/02/2024 às 00h03min

Carnaval em Curitiba vai ter folia, gastronomia e passeios turísticos

Capital paranaense se prepara para grande movimento no Carnaval; cidade tem bares e restaurantes, além de pontos turísticos e até festa com rock para celebrar a data

Bruno Camargo
Divulgação Freepik
Quem diz que Curitiba não tem Carnaval, está por fora da agitada programação. São pedidas para agradar os mais diferentes foliões na capital paranaense. De caminhada dos zumbis, passando pela programação oficial de Carnaval, até shows em bares e restaurantes, da baixa à alta gastronomia, a cidade tem centenas de atrações para quem quer curtir o feriado, seja com agito ou até com sossego e muito sabor.

No domingo (11), acontece a Zombie Walk, saindo da Praça Osório e seguindo até a Santos Andrade. A passeata reúne pessoas fantasiadas de zumbis e bandas de rock. A Rua Marechal Deodoro terá o Carnaval oficial da cidade no sábado e domingo (10 e 11), com uma estrutura completa para receber os foliões e os desfiles de escola de samba, à noite. O sábado tem ainda o Carnaval Nerds, para os fãs de cosplays de heróis e animes, na R. Dr. Faivre, e o Baile Infantil Curitibinhas, para as crianças, a partir das 13h, na Marechal Deodoro.

Entre os locais de maior visitação da capital paranaense está a Ópera de Arame, que foi inaugurada em 1992. Em meio a lagos, vegetação típica e cascatas, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com a Pedreira Paulo Leminski. Outro lugar de destaque é o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON. Ele é um dos maiores museus da América Latina e seu acervo abriga mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente. O Jardim Botânico é um dos símbolos da cidade, com áreas verdes e fácil acesso. A Rua 24 Horas faz parte do circuito turístico, com uma estrutura arquitetônica única e um setor comercial com loja de lembrancinhas da cidade, incluindo chaveiros e camisetas de capivara. Uma pausa no Bávaro, principal operação da Rua 24 Horas, garante o brinde com a torre de chope e a Carne de Onça, prato típico da capital. O Fondue de Coxinha do bar também ganhou fama nacional e vale provar.

Os fãs de comida de boteco não podem deixar de conhecer o Bar Quermesse, que há mais de 10 anos encanta curitibanos e turistas que buscam comidinhas com inspiração regional. Para quem gosta de comida com características bem urbanas, a Rua Trajano Reis e a Avenida Vicente Machado reúnem muitas opções. Nelas, os curitibanos e turistas se encontram na rua para saborear os mais variados preparos gastronômicos e chopes artesanais da região. Nos endereços, destaque para unidades do Porks – Porco & Chope, especializado em carne de porco, e do Sirène, maior rede de Fish & Chips da América Latina. O Porks trabalha com o chope da Way Beer, cervejaria premiada da região metropolitana de Curitiba com sucessos internacionais entre suas produções.
Quem busca alta gastronomia, Curitiba reúne alguns dos chefs mais badalados e premiados do Brasil. É na capital paranaense que fica o Nuu Nikkei, responsável por trazer a fusão das cozinhas peruana e japonesa para a cidade em criações originais. Outra ótima opção para os amantes da boa gastronomia é o Marcondes Cozinha Autoral, restaurante mais bem avaliado no TripAdvisor de Curitiba. O Menu Confiance surpreende com várias etapas e muito sabor.
O ex-Masterchef Eduardo Richard comanda o Lemí, bar que homenageia o poeta Paulo Leminski, um dos maiores nomes da cultura curitibana, em pratos para compartilhar que equilibram praticidade e criatividade. Vale destacar, também, os empreendimentos do renomado empresário e chef curitibano Beto Madalosso, que englobam desde a comida de boteco até a mais refinada trattoria italiana. São eles: Carlo Ristorante, Sambiquira, Madá Pizza & Vinho e Trolha.
Para completar, várias opções que reúnem gastronomia descomplicada, com foco no público jovem, na região central de Curitiba. Para quem ama gelatos, a SOFT Ice Cream é uma pedida imperdível. A rede paranaense de sorveterias artesanais trabalha com receitas exclusivas e inovadoras. Durante o Carnaval vai oferecer, inclusive, milkshakes alcoólicos. O Miltes Bar também é uma ótima opção para quem busca gastronomia contemporânea. A casa, inaugurada no último mês de janeiro, combina os conceitos de uma sanduicheria e um bar em um ambiente descontraído para quem curte reunir a família e os amigos. Já para quem não abre mão de um belo café e panificação de qualidade, a Local Pães e Cafés é parada obrigatória.
Para mais informações turísticas de Curitiba, acesse o site oficial da prefeitura https://www.curitiba.pr.gov.br/.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia