17/01/2020 às 18h36min - Atualizada em 18/01/2020 às 02h03min

Como escolher o melhor sistema de controle de vendas para uma empresa

O mercado exige cada vez mais organização e análise de dados para garantir a lucratividade de um negócio. Empresa explica o que é preciso levar em consideração antes de implementar um programa para controle de vendas em um estabelecimento e facilitar a gestão de um pequeno comércio.

DINO
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Um sistema de gestão comercial precisa facilitar a rotina e melhorar os resultados de um empreendimento. Ao incluí-lo na administração de uma empresa, diversos processos operacionais são automatizados e reunidos em um só lugar: como gerar relatórios, elaborar orçamentos e emitir notas fiscais. O tempo que normalmente seria gasto para executar essas tarefas de forma manual pode ser aproveitado para elaborar estratégias que focam no crescimento do negócio.

Além de registrar vendas, um sistema de automação comercial deve proporcionar:

  • Agilidade no atendimento.
  • Aumento das vendas.
  • Margem mais precisa de produção/aquisição de produtos.
  • Redução de imprecisão em cálculos e falha humana.
  • Autonomia de equipes e foco no cliente.

E embora muitas empresas reconheçam a necessidade e a urgência de automatizar processos, escolher um bom sistema de vendas para um comércio pode ser uma tarefa difícil, pois há diversos fatores que devem ser considerados antes de decidir qual implantar na gestão. 

Custo-benefício

Há basicamente duas formas de software para automação comercial:

  1. Software as a Product (SaaP) - uma equipe desenvolvedora é contratada para criar um sistema de automação, que será hospedado diretamente no hardware da sua empresa, e elaborar uma prática de uso exclusiva para a forma como sua empresa opera. Neste caso, paga-se o valor de aquisição do programa, além de toda a quantia necessária para instalação.
  2. Software as a Service (SaaS) - a empresa contrata os serviços de automação oferecidos por uma prestadora, que cobra valores recorrentes pela manutenção do software.

 O primeiro exemplo costuma ser procurado por empresas de grande porte e de alto investimento. Ao optar pelo segundo tipo, uma empresa tem maior mobilidade de capital, por conta dos preços menores praticados pelas prestadoras, além de contar com a flexibilidade no caso de precisar trocar de software ou acrescentar novas funcionalidades, conforme a escalabilidade do negócio.

Portanto, o primeiro passo necessário é verificar on-line se há um software que atenda à demanda do estabelecimento. Pensando que o controle de vendas é a maior necessidade do negócio em questão, estas são algumas ferramentas complementares que um software deve oferecer para uma gestão completa e eficiente: controle de caixa, controle de estoque, cadastro de clientes e fornecedores, modelos de orçamento, relatórios e estatísticas.

Disponibilidade de suporte e período para testes 

Investir em um controle de vendas é uma necessidade, mas quando processos fundamentais de um comércio são automatizados, o sistema de vendas precisa garantir o seu funcionamento correto, a fim de evitar impactos nos lucros, nas filas e na entrega de um produto ou serviço. 

Antes de adquirir um software para vendas, o comerciante precisa solucionar estas dúvidas: em caso de problemas, a empresa prestadora será facilmente contactada? A entrega da solução será feita com agilidade? Há reembolso?

Testar o produto antes de contratá-lo é a melhor maneira de garantir que está em contato com a empresa ideal. Portanto, deve-se pesquisar se há um período de testes, ou trial, como é conhecido, se há suporte em caso de erros ou dúvidas e se existe uma Central de Ajuda, com tutoriais e vídeos de primeiros passos.

Simplicidade nos processos

Ao definir quais são os processos que mais precisam de atenção em uma gestão, consegue-se filtrar quais programas para controle de vendas atendem melhor às expectativas de um gestor. 

Com um sistema integrado de controle, vendas e estoque, o Programa NEX, por exemplo, simplifica a sua gestão com relatórios eficientes, incluindo Contas a Pagar e consultas remotas da movimentação da loja, em tempo real, através do NEXapp. Além disso, Programa NEX não precisa de Internet para realizar todas as operações básicas do sistema, dessa forma, uma loja não deixa de funcionar se a Internet estiver instável. É uma ferramenta de fácil instalação e acesso, perfeita para resolver as demandas de gestão do dia a dia de pequenos comércios.



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