Mate, rum, limão e guaraná. Esses foram os ingredientes usados por Gabriel Rochael e Alex Freire para criar a bebida Xeque Mate.
Em 2015, a mistura era vendida para complementar a renda universitária de ambos, que projetam vendas de 5 milhões de latas neste Carnaval.
A produção deste ano representa um crescimento de 730% em relação à de 2023, de 600 mil latas. Entre parcerias e marketing para o sucesso em seus principais mercados, Belo Horizonte e São Paulo, a principal estratégia é usada no começo da marca: os vendedores ambulantes.
A previsão de faturamento para o Carnaval deste ano é de mais de R$ 20 milhões, 10% do faturamento estimado para o ano, de R$ 200 milhões. Apesar de parecer pouco, segundo Freire as vendas deste período ditam a performance das vendas do resto do ano.
"O investimento para o Carnaval em si é feito durante o ano inteiro. A gente sempre se posicionou como uma bebida do Carnaval, pela praticidade, mas esse ano estamos com estratégias mais agressivas", afirma Alex Freire, fundador e diretor executivo da Xeque Mate.