06/02/2024 às 08h09min - Atualizada em 06/02/2024 às 08h09min

Pará brilha em eventos mundiais: grife é destaque no NY Fashion Week e cacau disputa prêmio de melhor amêndoa do mundo

Capitaneada por duas mulheres, marca Da Tribu trabalha com moda sustentável em parceria com famílias ribeirinhas. Produtores de cacau do interior do Pará disputam na Holanda prêmio internacional

REDAÇÃO
AB NOTICIA NEWS
Divulgação/Da Tribu
Há paraenses se destacando ao redor do mundo. A marca de moda sustentável Da Tribu está em evidência no desfile que irá reunir estilistas brasileiros em um dos maiores eventos de moda do mundo em Nova York, nos Estados Unidos; e dois produtores do Pará estão entre os finalistas que competem pelo título de Melhor Cacau do Mundo. A premiação acontecerá na Holanda. Ambos os eventos serão nesta semana.

Liderada por mulheres, a Da Tribu é uma empresa de moda sustentável que colabora com famílias extrativistas de Cotijuba, a terceira maior ilha das 39 ilhas que formam a região insular de Belém. A parceria inaugurou um novo Ciclo da Borracha na ilha amazônica: com floresta preservada, inovação tecnológica e processamento de produtos para gerar renda para comunidades locais.


Usando fios e tecidos de borracha natural, é possível criar biojoias, que são o foco principal da empresa, além de uma variedade de itens de moda: vestuário, calçados, bolsas, mochilas, alças, cadarços, artigos de decoração, tecidos tramados e macramês.

A empresa paraense é uma das 21 iniciativas brasileiras selecionadas para o Nova Iorque Fashion Week, que ocorrerá em 9 de fevereiro, no Consulado do Brasil na cidade norte-americana.

“Além das biojoias, a Da Tribu entra na passarela com criações assinadas em parceria com o estilista indígena Sioduhi Lima, do Amazonas. “A gente coloca na passarela, além das joias orgânicas, feitas de borracha natural, também os biomateriais. Os fios e tecidos”, explica Tainah Fagundes, CEO da empresa gerenciada ao lado da mãe, a artesã Kátia Fagundes.

“Estamos levando não só os acessórios, mas esse olhar de inovação do que a Amazônia criativa é capaz”

A produção e organização do evento são feitas pela YUS, um coletivo brasileiro de economia criativa, e pela Teçá Impacto, com o objetivo de dar destaque a marcas lideradas por mulheres brasileiras no mercado de moda dos Estados Unidos.

O elenco do desfile é composto inteiramente por brasileiras residentes em Nova York, de diferentes origens, tipos físicos e histórias, selecionadas por meio de um chamado coletivo nas redes sociais.


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