06/02/2024 às 00h16min - Atualizada em 06/02/2024 às 00h20min

Valorização de terras gera entraves para desenvolvimento agrícola

Rápida valorização de terras em zonas rurais do Brasil gera especulação imobiliária

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução
Produtores que possuem terras próximas a núcleos urbanos paulistas estão enfrentando dificuldades para expandir seus negócios agrícolas. O motivo: a alta concorrência tem gerado especulação imobiliária.

Segundo informações do portal g1, as terras estão valorizando muito rápido. “Em 2018, o metro quadrado estava custando R$ 80. Agora, chega a R$ 200, que é mais que o dobro, em apenas cinco anos. Essa inflação no preço está relacionada à especulação imobiliária”.

 

Ainda de acordo com a reportagem, “a zona rural de Jarinu vem sendo ‘espremida’ pelos condomínios, o que também tem sido comum em muitos outros lugares. Por esse e outros fatores, produtores não estão conseguindo mais áreas para plantar e, assim, não dão conta de atender toda a demanda”.

Dentre as soluções encontradas, a que tem sido mais posta em prática está no estado vizinho. Isto é: produtores estão comprando o que falta de agricultores de Minas Gerais. “O reflexo dessa estratégia é sentido pelo consumidor final. A mercadoria fica, pelo menos, 25% mais cara”, salientaram os proprietários de lavouras em entrevista para o g1.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia