01/02/2024 às 07h35min - Atualizada em 01/02/2024 às 07h35min

Secretaria de Saúde projeta histórica operação inédita no Carnaval de Salvador

Período de atuação da Secretaria de Saúde começará nesta quinta-feira (1°)

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução
De forma inédita na história, as bases da Secretaria de Saúde vão começar as atividades antecipadamente. O pontapé de olho no Carnaval de Salvador será dado nesta quinta-feira (1°) até a quarta-feira de cinzas (14). Plantões, profissionais e estruturas estarão disponíveis nas ruas da capital baiana para garantir a maior atuação da saúde dos últimos anos na folia momesca.

Ao todo, serão 15 módulos assistenciais (postos de saúde) para acolher os pacientes, onde 13 estruturas estarão instaladas nos circuitos oficiais Dodô, Osmar e Batatinha e no circuito alternativo Mestres Bimba (Nordeste de Amaralina). As equipes estarão 24h na ativa, a partir da abertura oficial do carnaval (8). 

 

No mais, o esquema no Carnaval dos Bairros, como Cajazeiras e Periperi, terá módulos com plantões de 12h entre os dias 10 e 14 de fevereiro. Pelo menos 157 leitos, sendo 142 para atendimento aos pacientes que necessitam de observação e 15 leitos de estabilização com suporte avançado à vida, vão marcar presença.

Cerca de 2 mil profissionais, entre eles 163 médicos e seis equipes de cirurgia bucomaxilofacial, serão disponibilizados pela pasta municipal.

“Será o Carnaval da Saúde. Estamos com nossas equipes preparadas para essa megaoperação, seja nos principais circuitos e alternativos. O objetivo é ofertar uma assistência ágil e eficiente para os foliões que necessitem por algum motivo do acolhimento em saúde. Os postos estão instalados em pontos estratégicos, com fácil acesso e estrutura para atender desde demandas mais simples até procedimentos cirúrgicos e estabilização de pacientes que precisarem de suporte avançado à vida. Para reforçar ainda mais essa logística, contamos com equipes de cirurgia bucomaxilofacial fixas e móveis para assegurar a assistência qualificada aos pacientes”, frisou a vice-prefeita e titular da Saúde, Ana Paula Matos.

 

Ampliação

A SMS também aumentou o suporte de saúde em relação ao ano passado, onde ocorreu um aumento de: 

- Médicos atuantes, saltando de 115 para 163 (+41%); de leitos disponíveis;
- ⁠Aumento de 34% de plantões médicos;
- ⁠4 novos módulos aos circuitos, saindo de 11 para 15 este ano com o acréscimo em 16%
- ⁠Profissionais de diversas áreas com acréscimo de 18%;
- ⁠Incremento de mais uma equipe de cirurgia bucomaxilofacial.

No mais, estarão presentes 20 ambulâncias, 10 motolâncias e duas ambulâncias do SAMU 192 para intervenção rápida das ocorrências que necessitarem de transferência para rede hospitalar. Dez UPAs, seis Pronto Atendimentos, a Unidade de Atendimento Odontológico 24 horas do Dique do Tororó e o Hospital Municipal de Salvador também atuarão como postos de retaguarda para acolhimentos de casos provenientes da festa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia