29/01/2024 às 13h08min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h02min

Unicamp antecipa divulgação de Vagas Olímpicas para 2024

Universidade elevou número de vagas e cursos na edição deste ano e ofertou 123 vagas em 36 cursos de diversas áreas

Priscila Nishimori
Divulgação
André Okimoto, aprovado em Matemática pela Vaga Olímpica na UNICAMP em 2024

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou a lista de aprovados por meio do processo seletivo por Vagas Olímpicas. A modalidade permite que estudantes de escolas públicas e privadas utilizem a pontuação conquistada em Olimpíadas do Conhecimento para ingressar em diversos cursos de graduação. 

Segundo o site da Comvest, em 2023 foram convocados 152 candidatos via Vestibular Unicamp e 28 pessoas por meio das Vagas Olímpicas. Neste ano, foram chamados 324 candidatos na modalidade Enem-Unicamp e 123 candidatos para as Vagas Olímpicas, aumento de 113% na modalidade tradicional, via prova, e 339% para quem buscou a modalidade das olimpíadas, que também teve ampliação de 9% no número de opções de cursos. 

André Yudji Okimoto, estudante das Escolas IDAAM, de Manaus (AM), foi um dos aprovados em Matemática pela Vaga Olímpica. O jovem de 19 anos ganhou a medalha de prata na Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) em 2022. 

Para Okimoto, a participação nas Olimpíadas é excelente para o desenvolvimento do estudante. “Muitas vezes falam apenas das Olimpíadas como porta para as universidades, mas vai muito além disso: o gosto pelo estudo e pela pesquisa, as experiências que você vivencia, a caminhada conjunta com seus amigos, que ajudam muito no seu desenvolvimento como pessoa. Graças às Olimpíadas, tenho amigos que até hoje estudamos juntos, conversamos, e que são pessoas importantes em minha vida”, relata.

Além da Unicamp, o estudante também foi aprovado em Engenharia da Computação, na Universidade Estadual do Amazonas (UEA); em Ciência da Computação, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e em Física, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

 

Oportunidades olímpicas nas IES públicas

As Instituição de Ensino Superior (IES) públicas estão apostando na modalidade olímpica como meio de ampliar o número de alunos com alta habilidade na graduação. 

Assim como a Unicamp, a Universidade Estadual Paulista (UNESP) ampliou o número de Vagas Olímpicas e cursos. Com isso, passou a ofertar 255 oportunidades em 32 graduações, aumento de 17% e 12,5%, respectivamente. 

A Universidade de São Paulo (USP) apresentou crescimento mais expressivo, pois, durante a pandemia, o processo seletivo por Vagas Olímpicas foi congelado. Com a retomada, a USP passou a ofertar 200 vagas, número 77% maior em relação ao período pré-pandemia. A quantidade de cursos passou de 60 para 100, o que representa aumento de 67%.

Essa expansão demonstra o apoio das IES à participação dos jovens em Olimpíadas do Conhecimento e também o seu interesse em buscar universitários ávidos por conhecimento.  O aumento no número de cursos também pode incentivar com que mais estudantes busquem por esse processo de ingresso, pois ele dispensa a necessidade do candidato fazer a prova do vestibular tradicional. 

Medalhista pela Olimpíada Brasileira do Saber (OBS), Lucas Canto, de 18 anos, conseguiu entrar em primeiro lugar no curso de Engenharia Elétrica pelo processo de Vagas Olímpicas da UNESP de 2024. Canto, que também é aluno das Escolas IDAAM, recomenda a participação dos  estudantes. “Vale muito participar, por conta do aprendizado, das amizades e oportunidades que surgem no processo, mas isso só vem com uma dedicação dobrada”, indica. 
 

O diretor pedagógico da Inspira Rede de Educadores, Jonas Stanley, explica que incentivar a participação dos estudantes em Olimpíadas só traz benefícios. “Para se sair bem em uma Olimpíada, o participante precisa desenvolver a habilidade de análise, interpretação e pensamento lógico. Essas capacidades são as mesmas cobradas em provas como PISA, por exemplo. Então, fomentar esse tipo de prática dentro do ambiente escolar é positivo para o aluno, para a escola e para as IES também porque capturam alunos mais qualificados e, geralmente, com espírito colaborativo desenvolvido”. 

A Inspira é uma das maiores redes de educação básica privada do país e conta com mais de 100 escolas em todo território nacional.Praticamente todas as unidades de ensino da rede corroboram com as Olimpíadas do Conhecimento.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia