24/01/2024 às 15h35min - Atualizada em 29/01/2024 às 00h01min

Tecnologia robótica a favor dos Fruticultores

A KUKA e a Digital Workbench uniram forças na Agritechnica 2023 para apresentar um inovador robô móvel de colheita, visando apoiar fruticultores durante a colheita de maçãs e criar soluções avançadas de automação para o setor agrícola

Mayra Maciel de Barros
©digital workbench

A, líder global na fabricação de robôs industriais, e a empresa Digital Workbench, da Alta Baviera, uniram forças na Agritechnica 2023, a principal feira agrícola mundial. O objetivo da cooperação é um produto  inovador: um robô móvel de colheita projetado para apoiar fruticultores durante a colheita de maçãs.

Esta colaboração representa um marco significativo na automação da fruticultura, combinando a experiência e sofisticação em robótica da KUKA com as inovações da Digital Workbench. O projeto, apresentado pela primeira vez ao público durante a Agritechnica, destaca a busca pela excelência na automação agrícola.

Josef Schmidt, fundador e diretor administrativo da Digital Workbench Gmbh, expressou entusiasmo em explorar as possibilidades futuras: “No futuro, queremos testar e desenvolver ainda mais a interação dos nossos equipamentos e explorar sinergias, especialmente no que diz respeito ao cultivo de maçãs. Estamos muito ansiosos por isso”.

Durante a feira, os visitantes tiveram a oportunidade de testemunhar o robô móvel de colheita em ação, incorporando dois pequenos robôs KUKA da série KR AGILUS montados na inovadora plataforma multiportadora Tipard 1800 da Digital Workbench. Essa solução de automação promissora já está sendo testada desde 2020, utilizando uma versão customizada do robô para a colheita de maçãs.

A tecnologia avançada inclui uma ventosa a vácuo, combinada com inteligência artificial e tecnologia de visão, permitindo uma colheita precisa e eficiente. Em comparação com métodos tradicionais, a ventosa distribui a pressão uniformemente, evitando danos à fruta. As câmeras integradas reconhecem parâmetros essenciais, como maturação, condição e tamanho, além da posição da maçã.

A implementação destes robôs de colheita visa suprir a crescente demanda por automação na fruticultura,. Alois Buchstab, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da KUKA, enfatiza: “Presumimos que os robôs de colheita serão cada vez mais usados no futuro”.

O objetivo final desta colaboração é desenvolver um sistema robótico que torne as tarefas agrícolas mais eficientes. Este sistema automático de colheita de maçãs promete ser uma contribuição valiosa para uma indústria que historicamente dependeu fortemente de mão-de-obra sazonal.

Sobre a KUKA

A KUKA é uma empresa global de automação com vendas de cerca de €3,4 bilhões e cerca de 15 mil funcionários. A empresa está sediada em Augsburg, na Alemanha. 

Como um dos principais fornecedores mundiais de soluções de automação inteligente, a KUKA oferece aos clientes tudo o que eles precisam, desde robôs e células até sistemas totalmente automatizados em mercados como o automotivo, eletrônico, metal e plástico, bens de consumo, comércio eletrônico, varejo e saúde.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia