24/01/2024 às 13h18min - Atualizada em 24/01/2024 às 13h18min

candidatos reclamam que, mesmo com nota suficiente para a primeira opção de curso, são alocados na segunda

Estudantes usam a nota do Enem para disputar uma das 264 mil vagas das instituições públicas participantes. Inscrição vai até quinta. Procurado, MEC ainda não se manifestou.

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução
Candidatos que tentam uma vaga em uma universidade pública pelo Sisu 2024 têm relatado nas redes sociais que, nesta terça-feira (23), primeiro dia de classificação, tiveram a primeira opção de curso escolhida desconsiderada mesmo com nota suficiente para passar. Eles teriam sido temporariamente classificados para a segunda opção.

g1 procurou o Ministério da Educação (MEC) para saber o motivo disso estar acontecendo, mas não havia recebido retorno até a última atualização desta reportagem.


As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada abriram na segunda-feira (22) e vão até quinta-feira (25).

Como funciona a inscrição: Os estudantes se inscrevem usando a nota do Enem 2023. Pelo sistema, ele deve selecionar até duas opções de curso ou universidade - são cerca de 264 mil vagas.

A primeira é na qual ele mais tem interesse. Todo dia, à 0h, durante o prazo de inscrição, o MEC divulga as notas de corte parciais para cada curso - que variam conforme a pontuação dos inscritos até aquele momento.

Se a nota do candidato não for suficiente, o sistema automaticamente avalia a segunda opção. O estudante, então, pode acompanhar se conseguiu se classificar ou não - e, neste caso, decidir se tenta outra vaga.

As opções podem ser alteradas quantas vezes o candidato quiser dentro do período de inscrição. Valerão as que estiverem marcadas no sistema às 23h59 do dia 25, quando o prazo se encerra.

No entanto, há relatos de candidatos que, mesmo com nota no Enem acima da nota de corte da primeira opção de curso, receberam a mensagem: "Sua posição não foi considerada, pois você estava temporariamente classificado em sua segunda opção".




 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia