19/01/2024 às 14h46min - Atualizada em 22/01/2024 às 00h00min

Tecnologia: Automação transforma gestão de medicamentos em hospital

Farmácia robotizada do Hospital Japonês Santa Cruz tem sistema de saúde moderno e eficiente

Viviane Soares Bucci
Hospital Japonês Santa Cruz
As transformações tecnológicas têm causado impactos significativos em diversos setores, especialmente no âmbito da saúde. A integração dessas tecnologias tornou-se indispensável para a automatização dos processos, como na área farmacêutica, promovendo um sistema mais moderno e eficiente.
Um exemplo dessa integração acontece no Hospital Japonês Santa Cruz (HJSC), que incorporou em 2019 uma farmácia robotizada em sua estrutura. Essa iniciativa visa otimizar a gestão de medicamentos, proporcionando um controle mais preciso nos estoques e uma administração segura nos tratamentos médicos.

A farmácia robotizada está equipada com uma unitarizadora semi-automática (Calypso Easy), que prepara os medicamentos na forma pronta para serem administrados ao paciente, e dois armários robotizados (Pegasus), destinados ao armazenamento e dispensação dos medicamentos.
No sistema utilizado pelo hospital, os médicos registram as prescrições médicas eletrônicas, e as informações dos medicamentos aprazados são encaminhadas para um sistema integrado com os robôs. As máquinas desempenham suas funções de maneira eficaz, etiquetando e criando kits personalizados para os pacientes, contendo todas as informações necessárias para a administração segura pela equipe de enfermagem, eliminando possíveis erros.

"A unitarizadora semi-automática proporciona um controle preciso e um processo seguro, enquanto os armários robotizados gerenciam o armazenamento e a dispensação, rastreando cada movimento dos pacotes em tempo real. Esse sistema organiza os medicamentos com base na validade, otimizando o armazenamento e reduzindo o tempo de separação. O software de gestão reconhece devoluções, reduzindo retrabalhos”, explica Sandra Kiyomi Watanabe, supervisora da Farmácia Central do Hospital Japonês Santa Cruz.

O investimento possibilitou uma administração de medicamentos mais precisa e rápida, com rastreabilidade em tempo real proporcionada pelo sistema. O gerenciamento automatizado do estoque e a eliminação de erros na dispensação contribuíram para a segurança do paciente. Além disso, a capacidade de armazenamento dos robôs, atingindo 12.000 doses, e a dispensação de 720 doses por hora, personalizadas conforme as prescrições médicas, evidenciam a eficácia e agilidade.
“A automação na Farmácia Central do hospital não apenas simplificou a rotina dos profissionais de saúde, como proporcionou uma resposta mais rápida e eficaz às demandas do ambiente hospitalar, contribuindo para a qualidade do atendimento”, declara a especialista.

Sobre o Hospital Japonês Santa Cruz
Inaugurado em 29 de abril de 1939, em São Paulo, com a missão de auxiliar os imigrantes japoneses e oferecer um atendimento médico-hospitalar de excelência no Brasil, o Hospital Japonês Santa Cruz (HJSC) se dedica a proporcionar uma vida melhor e mais saudável a toda população. Com destaque nos serviços em oftalmologia, neurologia, ortopedia, cardiologia, entre outras especialidades, a instituição possui mais de 170 leitos distribuídos entre apartamentos, enfermarias e UTI, complementada com uma unidade específica para o transplante de medula óssea. Anualmente, a entidade realiza mais de 1 milhão de atendimentos, em mais de 40 especialidades médicas e tem em sua estrutura três pronto-atendimentos (geral, ortopédico e oftalmológico) e dois centros cirúrgicos (geral e oftalmológico), capacitados para atendimentos de alta complexidade. O Hospital Japonês Santa Cruz tem certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA II), que atesta a segurança e qualidade dos processos assistenciais e médicos.
 
Assessoria de Imprensa do Hospital Japonês Santa Cruz:
Predicado Comunicação
Diego Borges Brito – [email protected] (11) 9 1119-2911 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144-5585 WhatsApp
Viviane Bucci - [email protected] (11) 9 3072-8305 WhatsApp

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia