17/01/2024 às 11h29min - Atualizada em 18/01/2024 às 00h00min

Encontro de carros antigos em São José do Barreiro resgata ‎marco inicial da era automobilística

Há quase um século, então presidente Washington Luís circulava ‎pelo “Club dos 200” na cidade, um dos símbolos na história do ‎automobilismo nacional

Flávia Magalhães
Acervo/Lauro Maia
A popularidade do automóvel no Brasil tem sua ligação com São José do Barreiro, endereço do Club dos 200, espaço dedicado a entusiastas do automobilismo ainda quando as primeiras estradas começavam a ser abertas. Esta memória segue até hoje preservada na estância turística que recebe neste fim de semana antigomobilistas para o segundo encontro de carros antigos.
A Praça da Matriz (Cel Cunha Lara) reúne no sábado, 20, e domingo, 21, exemplares de um dos ícones da produção em escala industrial: o Fusca, que tem o seu dia nacional celebrado sempre em 20 de janeiro. O imortal Fusca Hebmuller de 1961, com seu charme atemporal, estará entre as preciosidades em exibição. Os amantes de muscle cars encontrarão o Dodge Grand Coupé 1973, um ícone dos anos 70, que exala potência e estilo em cada curva. Com sua estética única, o Maverick 1976 é uma peça rara que representa a era dourada dos muscle cars americanos. Já o Puma GTE 1977, com suas linhas esportivas, personifica a busca pela velocidade e pela sofisticação da década.
Além disso, a presença da Brasília e do Fusca, dois veículos clássicos e amplamente conhecidos, completam o conjunto, proporcionando uma experiência única para os visitantes.


Estrela do evento
O veículo que poderá ser apreciado pelo visitante e que tem uma ligação quase centenária com São José do Barreiro é o Lincoln ano 1926, que nos anos dourados do Club dos 200 circulava pelo local que era reduto também de personalidades históricas.

O Club dos 200 foi inaugurado ainda na década de 1920 com a presença de Washington Luis, então presidente do Brasil que era um dos entusiastas do automobilismo e que foi responsável pelo marco do primeiro capítulo da história das rodovias no Brasil.
Reduto de viajantes da “Rio-São Paulo”, hoje conhecida como SP-68 – Rodovia dos Tropeiros, o Club dos 200 foi ponto de parada para modelos como o Ford T, um dos símbolos da revolução industrial.

"Estamos felizes por proporcionar este evento em São José do Barreiro. Este encontro não é apenas sobre carros antigos, mas também sobre memórias, histórias e a paixão que compartilhamos por essas máquinas incríveis que resistiram ao tempo", celebra Ana Paula Almeida, secretária de Turismo de São José do ‎Barreiro.
 
Sobre São José do Barreiro
Portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina, a cidade fica na ‎divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Preserva um precioso ‎patrimônio cultural e histórico que retrata períodos importantes do ‎Brasil, desde o ciclo do café. São José do Barreiro também é ‎conhecida por seus atrativos de natureza, turismo de aventura e ‎culinária tropeira. Acompanhe nas redes sociais ‎https://www.instagram.com/turismosjb/.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia