16/01/2024 às 13h57min - Atualizada em 17/01/2024 às 00h01min

Niterra, detentora das marcas NGK e NTK, alerta sobre 5 sinais de problemas nas bobinas de ignição

Mau desempenho desses componentes pode resultar em falhas no motor ou até mesmo na impossibilidade de seu funcionamento adequado

Por assessoria de imprensa
Divulgação

São Paulo, janeiro de 2024 – A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, destaca cinco indicadores de possíveis problemas nas bobinas de ignição. O mau desempenho desses equipamentos vitais para geração da alta tensão nas velas de ignição pode resultar em falhas no motor ou até mesmo na impossibilidade de seu funcionamento adequado. Confira:

1- Dificuldade da partida no motor;

2- Falhas na aceleração e marcha lenta irregular;

3- Aumento de consumo de combustível e emissão de gases poluentes;

4- Danos ao catalisador;

5- Contaminação do óleo lubrificante. 

“Esses sinais têm o potencial de prejudicar a durabilidade dos componentes do motor, uma vez que o combustível não queimado é liberado no sistema de escapamento, no qual está o catalisador. Esse conversor catalítico opera em temperaturas acima de 300 graus, o que eleva a probabilidade de inflamação do combustível não queimado e, consequentemente, gera danos”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra. 

“A presença de combustível não queimado representa uma ameaça à integridade do óleo lubrificante por conta de uma contaminação que pode comprometer significativamente a durabilidade do motor”, acrescenta Mori.

Por que aparecem os sinais

Os fatores mencionados acima podem aparecer por uma série de razões, tais como:

  • O desgaste nas velas de ignição aumenta a tensão de centelhamento, colocando pressão adicional sobre as bobinas;
  • Temperaturas elevadas no motor podem reduzir sua vida útil;
  • Falhas no alternador têm o potencial de elevar a tensão de alimentação, resultando em danos às bobinas;
  • Alterações no carregamento causadas por problemas no módulo de injeção ou danos no chicote elétrico podem prejudicar as bobinas;
  • A lavagem inadequada do motor com produtos químicos incorretos pode levar à oxidação das bobinas. 

“As bobinas de ignição não possuem uma durabilidade definida pelas montadoras - ela depende das condições de manutenção do veículo”, diz Mori.

Correção dos problemas

A rápida identificação e correção desses problemas é essencial para garantir o pleno funcionamento do sistema de ignição. Um aspecto que contribui para essa performance é que o motorista esteja ciente do momento ideal para efetuar a sua manutenção. Recomenda-se realizar uma inspeção no sistema a cada 10 mil quilômetros ou, no mínimo, anualmente.

“A abordagem mais eficaz para esse momento consiste em executar um teste funcional, no qual um mecânico avalia a tensão de disparo da bobina e o formato da onda do sinal. Também é possível conduzir uma inspeção visual, identificando problemas como oxidação e trincas”, afirma Mori. “Ressalto ainda a importância de avaliar o funcionamento do motor especialmente durante acelerações com carga, quando é necessária uma maior tensão. ”

Para bobinas já comprometidas, a marca NGK, da Niterra, oferece ao mercado de reposição automotiva uma ampla gama desses produtos desenvolvida especialmente para os mercados da Ásia, Europa, Estados Unidos e Brasil. São componentes que contam com alta tecnologia e qualidade e asseguram que o motor esteja dentro das especificações de desempenho, economia e emissões.

Sobre a Niterra

A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd.. Fundada em 1936, em Nagoya (JAP), é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 64 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade; Medicina; Meio Ambiente & Energia; Comunicações; e Agronegócio. As marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/.

RPMA Comunicação
Anna Carla Jurazecki - (11) 94247-6804
João Ribeiro - (11) 98151-3704
Fabiano Oliveira - (11) 99287-5957 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia