16/01/2024 às 08h29min - Atualizada em 16/01/2024 às 08h30min

Atraso na semeadura da soja abre oportunidade para algodão em Mato Grosso e na Bahia

Produtores de Mato Grosso e Bahia podem diversificar produção e ter melhor retorno financeiro

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução
Com o atraso na semeadura da soja nas principais regiões produtoras do Brasil devido à falta de chuvas, a janela de plantio do milho safrinha a cada dia que passa está mais estreita, fazendo com que os produtores rapidamente revejam suas estratégias para o próximo ciclo. Diante dessa situação, o cultivo de algodão ganha força, principalmente diante da expectativa de maior rentabilidade da cultura em comparação ao milho.

Perante o cenário, o agricultor que optar por ampliar área de cultivo de algodão, tem mais um grande aliado: o Smartgran, único condicionador biológico de solo registrado pelo Mapa, que visa maximizar a atividade biológica e enzimática, melhorando o aspecto agronômico do ambiente de produção.

 

Segundo o engenheiro agrônomo Lucas Gelonezi Fernandes de Andrade, gerente comercial Mato Grosso da Superbac, em ensaios iniciados em janeiro deste ano, nas praças produtivas de Sorriso/MT e Luiz Eduardo Magalhães/BA, o produto apresentou grandes resultados. Nessas áreas a estratégia foi fazer o comparativo do manejo de adubação padrão do produtor com o tratamento.

O manejo consistiu em apenas adicionar uma aplicação com o produto a lanço ou na linha de semeadura na adubação padrão da fazenda. “Além do aspecto visual, vigor de planta e a uniformidade da área, observamos uma elasticidade muito grande nos resultados, onde obtivemos um incremento médio de 15,7 arrobas por hectare, o que corresponde a 6,2% em produtividade”, destacou.

“Embora a nossa base de dados na cultura ainda seja recente, as performances iniciais nos deixam bastante otimistas. Os estudos têm se comprovado também em outras culturas, como na soja e no milho, onde nossa base de resultados é mais extensa”, completou.

 

O cultivo de algodão chama a atenção, pois é uma cultura de alto investimento e demanda muita tecnologia. E com isso, poder agregar mais uma ferramenta disruptiva no manejo do produtor e assim permitir alcançar melhores produtividades, de forma rentável e sustentável. “A Superbac tem olhado com muito carinho este mercado e queremos difundir ainda mais nossas biotecnologias principalmente em Mato Grosso”, reforça o especialista.

Com a biotecnologia, o agricultor consegue observar e medir a saúde do solo por meio de análises enzimáticas, em especial a Arilsulfatase e Betaglicosidase, envolvidas no ciclo do enxofre e do carbono, na qual indicam uma maior qualidade do solo. Além de ser uma ferramenta importante no aumento da biodiversidade do solo, ela ainda confere o diferencial do melhor aproveitamento dos macros e micronutrientes, aumentando sua eficiência na absorção de nutrientes, que consequentemente irá resultar em uma melhor performance das culturas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia