15/01/2024 às 08h09min - Atualizada em 15/01/2024 às 08h10min

Com Bahia na rota, Lula deixa de lado agendas no exterior e foca em viagens pelo país

Apesar de não querer que as agendas não sejam vistas como eleitorais, aliados acreditam que as visitas do presidente ajudem nas eleições desse ano

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução
Diferentemente do primeiro ano do seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve voltar as suas atenções para viagens pelo Brasil em 2024. O ponto de partida será a região Nordeste, reduto eleitoral do petista.

De acordo com o jornal O Globo, a ideia é que Lula visite todos os estados do Brasil ainda no primeiro semestre para acompanhar a entrega do governo federal. A previsão é que os três primeiros estados visitados pelo presidente sejam Bahia, Ceará e Pernambuco.

 

Na próxima quinta-feira (18), Lula deverá estar em Fortaleza para a inauguração da pedra fundamental das obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A expectativa é de que, na sexta-feira (19), o presidente siga para Ipojuca (PE), onde deve lançar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ainda segundo a publicação, o roteiro completo ainda segue sendo elaborado. No entanto, já foram identificadas uma série de obras que poderão receber a visita de Lula. Entre elas, construções de infraestrutura rodoviária, hospitais, unidades de saúde e escolas.

As viagens de Lula pelo Brasil devem ser intensificadas até julho e terão uma pausa entre agosto e outubro, por conta das eleições municipais  deste ano. O Palácio do Planalto não deseja que a agenda do governo federal se confunda com a agenda eleitoral. Entretanto, há um entendimento que as visitas do presidente vão contribuir “naturalmente” com os interesses locais do presidente.

 

Lula ainda não definiu uma estratégia de como vai atuar nas eleições municipais deste ano, mas o presidente decidiu que vai atuar nos pleitos de São Paulo e de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Lideranças petistas têm dito que Lula também pode se envolver mais diretamente onde o embate com bolsonarismo seja mais claro.

Além disso, o petista quer que seus ministros visitem mais os estados onde estão as suas bases políticas para participar de início de obras e entregas. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, vai coordenar as ações dos colegas de governo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia