11/01/2024 às 13h14min - Atualizada em 13/01/2024 às 00h02min

27a Mostra de Cinema de Tiradentes exibe 145 filmes e homenageia André Novais e Barbara Colen

De 19 a 27 de janeiro, público terá programação gratuita na cidade histórica mineira e poderá assistir a uma seleção de filmes brasileiros de 20 estados em pré-estreias e mostras temáticas; participar de debates e acompanhar a 2 ª edição do Fórum de Tiradentes. Atividades incluem ainda performances e atrações artísticas

ATTi Comunicação & Ideias
Divulgação
Na sua 27a edição, a Mostra de Cinema de Tiradentes acontece de 19 a 27 de janeiro de 2024, abrindo o calendário audiovisual no país como plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo. O público que anualmente lota a cidade histórica mineira durante 9 dias vai ver a diversidade da produção brasileira em sua pluralidade, representatividade, variação de personagens, estéticas e abordagens. Além de dezenas de filmes em pré-estreia, acontecem intensas atividades de formação, como debates, oficinas, sessões comentadas, rodas de conversa, lançamento de livros, performances musicais, exposições, atrações artísticas e programação infantil.
 
Serão exibidos 145 filmes, sendo 43 longas, 3 médias e 99 curtas-metragens em 61 sessões de cinema. Os títulos vêm de 20 estados: AL (4), BA (3), CE (7), DF (4), ES (2), GO (5), MA (1),MG (45), MT (1), PA (3), PB (1), PE (10), PR (4), RJ (22), RN (3), RR (1), RS (3), SC(2), SE (1) e SP (32). Completam a programação debates, Encontros com os Filmes, bate-papos após sessões e rodas de conversa, numa ampliação da experiência cinematográfica que vai da exibição à interação posteriores em todos os espaços do evento (Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine-Teatro) e da cidade.

 
A abertura da Mostra de Tiradentes será na noite de 19 de janeiro, a partir das 20h30, com homenagem à dupla mineira André Novais Oliveira, cineasta, e Bárbara Colen, e ainda a apresentação da temática “As formas do tempo” e exibição, em pré-estreia mundial, dos filmes “Quando Aqui”, dirigido por André Novais e “Roubar um Plano”, do mesmo realizador em parceria com Lincoln Péricles. A temática também será tema de um bate-papo, no sábado, dia 20, com a presença do time de curadores da Mostra: Camila Vieira, Juliano Gomes, Leonardo Amaral, Lila Foster, Lorenna Rocha, Mariana Queen, Pedro Guimarães e Tatiana Carvalho Costa, sob coordenação de Francis Vogner dos Reis.
 
 TEMÁTICA | AS FORMAS DO TEMPO
 
Pelo seu caráter de conexão com o presente, a Mostra de Tiradentes pretende trazer ao debate o momento em que o setor volta a fazer projeções de qual futuro é possível construir e de perguntar como lidar com os despojos que o processo anterior de um governo de direita e contrário à cultura deixou de legado. O conceito parte da ideia de que é preciso escolher para onde olhar e defender que é preciso, sobretudo, olhar para os filmes, para o tempo dos filmes, seja a modulação do tempo construída por eles como objeto, seja o tempo no qual o filme existe.
 
Assim, a ideia em torno das “Formas do Tempo” dialoga com a ousadia das produções exibidas em Tiradentes e com a tentativa de compreensão ampla de como fazer filmes no Brasil hoje e agora pode impactar suas estéticas. Cineastas como André Novais Oliveira, Paula Gaitán, Julio Bressane e Isael e Sueli Maxakali, entre outros, parecem seguir em desafio e desarranjo a um estado exigente das coisas que quer sempre tudo muito rápido.
 
O objetivo da temática “As Formas do Tempo”, em sentido amplo, é buscar algumas respostas diretamente nos filmes e nos discursos que naturalmente circulam num evento tão movimentado e agitado como a Mostra de Tiradentes. Tendo em vista as condições, circunstâncias e debates atuais no audiovisual brasileiro, que tempos e temporalidades atravessam essa noção de contemporâneo nas práticas cinematográficas, nas ideias, nas imagens e, sobretudo, nos filmes brasileiros contemporâneos?
 
HOMENAGEM | ANDRÉ NOVAIS OLIVEIRA - CINEASTA; BARBARA COLEN, ATRIZ
 
As duas homenagens na 27a Mostra de Cinema de Tiradentes se relacionam fortemente ao conceito da temática “As formas do tempo”. Em 2024, o evento celebra as trajetórias do cineasta mineiro André Novais Oliveira e da atriz Bárbara Colen. Ele nasceu em Contagem há 39 anos, e ela, em Belo Horizonte, há 37 anos. Suas trajetórias se cruzam em diversos momentos e, vindos de uma mesma geração mineira, são também considerados figuras-chave do momento especial que vive a produção no estado.
 
André e Bárbara chamaram atenção na cena audiovisual brasileira quase simultaneamente. Tiveram um elo em comum: a produtora Filmes de Plástico. Em 2010, André, um dos fundadores da FdP, lançou o curta-metragem “Fantasmas” na Mostra Foco, em Tiradentes; no mesmo ano, Barbara surgiu como uma das protagonistas do curta “Contagem”, de Maurílio Martins e Gabriel Martins, também produzido pela FdP.
 
Os dois homenageados são alguns dos artistas responsáveis pela discreta radicalidade poética do cinema feito em Minas Gerais, tanto que suas presenças e influências estão para além do cinema do estado e possuem reconhecimento internacional. A celebração à dupla é, por extensão, uma celebração ao cinema de Minas Gerais, considerado um dos mais inovadores dos últimos 20 anos no Brasil.
 
FILMES
 
A seleção de 145 filmes inclui 43 longas, 3 médias e 99 curtas-metragens de 20 estados: Alagoas (4), Bahia (3), Ceará (7), Distrito Federal (4), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (1), Minas Gerais (45), Mato Grosso (1), Pará (3), Paraíba (1), Pernambuco (10), Paraná (4), Rio de Janeiro (22), Rio Grande do Norte (3), Roraima (1), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (2), Sergipe (1) e São Paulo (32).
 
Os filmes estarão distribuídos nas seguintes mostras: Aurora, Olhos Livres, Homenagem, Autorias, Deslumbramento, Invenção, Clássicos de Tiradentes, Olhares Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação, Jovem, Regional, Valores, Mostrinha e Filme de Encerramento. Para ampliar a experiência, vários títulos ou conjunto de títulos contarão com debates nos Encontros com os Filmes, no Cine-Teatro, na presença de diretores, equipes de produção e críticos convidados, e rodas de conversa nas sessões no Cine-Praça.
 
Na 17a versão, a Aurora­, seção dedicada a filmes independentes feitos por realizadores com até três longas-metragens no currículo e de risco estético singular no cenário audiovisual recente, apresenta tradicionais 7 títulos inéditos, em pré-estreia: “Eu Também não Gozei” (SP), de Ana Carolina Marinho; “O Tubérculo” (SP), de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thome Zetune; “Maçãs no Escuro” (SP), de Tiago A. Neves; “Sofia Foi” (SP), de Pedro Geraldo; “Not Dead” (BA), de Isaac Donato; “Lista de Desejos para Superagüi” (PR), de Pedro Giongo; e “EROS” (PE), de Rachel Daisy Ellis. Eles vão ser avaliados pelo Júri Oficial e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios de parceiros da Mostra. Leia detalhes sobre os filmes aqui.
 
A Olhos Livres é um recorte de longas-metragens que se caracteriza pela diversidade de formas e conceitos, entre cineastas de carreiras consolidadas e outros em fase iniciática. São seis títulos: “Terror Mandelão” (SP), de Felipe Larozza e GG Albuquerque; “A Câmara” (DF), de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão; “Foram os Sussurros que me Mataram” (PR), de Arhur Tuoto; “SOAP” (RJ/SP), de Tamar Guimarães; “Aquele que Viu o Abismo” (SP), de Gregorio Gananian e Negro Léo; e “Seu Cavalcanti” (PE), de Leonardo Lacca. Todos vão ser avaliados pelo Júri Jovem e concorrem ao Troféu Carlos Reichenbach.
 
Os títulos da Mostra Praça em 2024, entre longas e curtas-metragens, seguem com a proposta de obras de diálogo imediato com o público e classificação livre. Entre os longas, há predominância de ficções, com presença forte de elementos da história do país. O grande sucesso “Mussum – O Filmis”, de Silvio Guindane, trata da trajetória de um músico e comediante essencial no imaginário brasileiro, enquanto o drama familiar “A Festa de Leo”, de Gustavo Melo e Luciana Bezerra e produzido pelo coletivo popular Nós do Morro, mostra a luta de uma mãe na tentativa de salvar a vida do pai de seu filho, dependente químico. “As Primeiras”, de Adriana Yañez, é um documentário sobre grupo de mulheres cariocas de 60 anos que formaram a primeira seleção feminina de futebol do Brasil, numa época em que o esporte era proibido de ser praticado por elas.
 
Entre os longas da Praça, há ainda as ficções “Mais um dia Zona Norte”, de Allan Ribeiro, vencedor de sete candangos no último festival de Brasília, incluindo o de melhor filme, que é uma crônica suburbana carioca e “Saideira”, de Júlio Taubkin e Pedro Arantes, que mostra duas irmãs a se reencontrar depois de uma década indo em busca da herança de um avô no interior de Minas.
 
Na mostra Autorias, o cearense Guto Parente retorna à Mostra com o premiado “Estranho Caminho”, sobre jovem cineasta que visita sua cidade natal e é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia enquanto busca o pai. O mineiro Ricardo Alves Jr também também retorna em seu novo trabalho, “Tudo o que Você Podia Ser”, no qual se mostra o último dia de uma personagem na cidade de Belo Horizonte, entre despedidas e afetos familiares. Yvy Pyte - Coração da Terra, de Alberto Alvares e José Cury, é um documentário sobre a busca coletiva da comunidade indígena tekoha, desafiando as imposições coloniais e revelando a ligação profunda entre espiritualidade, terra e liberdade. Por fim, “O Diabo na Rua no meio do Redemunho”, de Bia Lessa, é uma releitura do romance “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, e traz Caio Blat e Luisa Arraes no elenco.
 
Dois longas-metragens compõem a nova mostra Deslumbramento: “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” é uma animação dirigida por Marão sobre uma mulher com poderes estranhos, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica; e “Leme do Destino” traz de volta Julio Bressane, um dos grandes nomes do cinema brasileiro, desta vez dirigindo Simone Spoladore e Josie Antello como duas amigas escritoras lidando com seus desejos, amores e fantasmas. Por sua vez, a mostra Clássicos de Tiradentes, também uma novidade, exibe o curta-metragem “Meu Amigo Mineiro” (2013), de Gabriel Martins e Victor Furtado, ganhador do prêmio do Júri da Crítica da Mostra Foco; e o longa “Estrada para Ythaca” (2010), de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti, filme que redefiniu a década dos anos 2010 como um exemplo de novas práticas de audiovisual tanto em termos de produção quanto de estética.
 
Nas sessões de curtas-metragens, compostas por 99 filmes, constam determinadas temáticas, como a precarização do trabalho, a violência contra LGBTQIA+, a relação com a terra e questionamentos sobre a masculinidade apareceram mais fortemente para a edição de 2024 e representam um misto de retomada da vida pós-pandemia com possibilidades de novos futuros depois dos tumultuados últimos anos no cenário político e social brasileiro. Os títulos vêm de 20 estados e se distribuem nos recortes Clássicos (1), Foco (13), Foco Minas (8), Formação (10), Homenagem (8), Invenção (2), Jovem (4), Mostrinha (7), Panorama (22), Praça (14), Regional (4) e Valores (6).
 
SEMINÁRIO | DEBATES | ENCONTROS | RODAS DE CONVERSA
 
O 27o Seminário do Cinema Brasileiro segue como uma das atividades mais aguardadas da Mostra, por estender a experiência da sala de cinema ao colocar os filmes em perspectiva crítica e de produção, com a presença de convidados e equipes. Somam-se ainda encontros no Cine-Lounge e no Cine-Praça, com bate-papos e rodas de conversa. Mais de uma centena de profissionais (críticos, realizadores, produtores, atores, acadêmicos, pesquisadores e jornalistas) participam ou acompanham 40 encontros e debates.
 
FÓRUM DE TIRADENTES - ENCONTROS PELO AUDIOVISUAL BRASILEIRO
 
Depois do sucesso e da repercussão em 2023, o Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro realiza uma segunda edição em 2024, tornando-se um encontro constante e em movimento para reunir pessoas de diversos segmentos do audiovisual brasileiro para o diagnóstico dos pontos críticos da atividade – fortemente afetada pela pandemia e pelo descaso do governo federal nos últimos cinco anos. Do ano passado, saiu um amplo documento com análise criteriosa das fragilidades do setor atualmente, material que foi entregue em Brasília a deputados e senadores para analisarem o diagnóstico audiovisual e pensarem em políticas públicas adequadas.
 
Novamente serão realizadas, ao longo da Mostra de Tiradentes, diversos encontros, debates e grupos de trabalho para desenvolverem mais detalhadamente balanços e diagnósticos a pautarem a atividae do setor ao longo de 2024. A abertura do 2o Fórum de Tiradentes será no dia 20 (sábado), às 11h30, na mesa temática “Cultura e Democracia:  O Audiovisual na Afirmação da Soberania Nacional”, com introdução de Mário Borgneth, um dos coordenadores do Fórum. Estão previstas as participações de Margateh Menezes, ministra da Cultura; Fabrício Noronha, secretário de Estado de Cultura do Espírito Santo e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura de Belo Horizonte e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados; e Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI
 
O Brasil CineMundi – International Coprodution Meeting é o evento de mercado do cinema brasileiro que acontece em edições anuais e consecutivas desde 2010, em Belo Horizonte (MG). Consolidado como ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios, o evento faz a conexão entre a produção brasileira e a indústria audiovisual, com ações de cooperação e intercâmbio e encontros de negócios.
Pelo terceiro ano, a Universo Produção realiza a Conexão Brasil CineMundi durante a Mostra de Tiradentes, numa edição itinerante do programa que conta com a apresentação de longas brasileiros na fase Work In Progress (WIP) – Corte Final. A curadoria ficou a cargo de Cleber Eduardo, Pedro Butcher e Claire Allouche e selecionou cinco filmes em finalização para sessões fechadas a uma plateia de profissionais da indústria audiovisual internacional e nacional – incluindo representantes de festivais da Áustria, Alemanha, Espanha, França, Portugal, Argentina, Chile e México.
Além das sessões, a Conexão Brasil CineMundi promove encontros e debates para tratar da inserção do cinema brasileiro mundo agora e a relação dos filmes com as plateias nos diversos eventos por onde eles circulam.
 
PROGRAMA DE FORMAÇÃO | OFICINAS
Contemplando diversas áreas do audiovisual, as oficinas da 27a Mostra de Tiradentes serão ministradas por renomados especialistas de suas áreas, já que a formação de profissionais da área é uma das vertentes do evento. As oficinas e labs são tratadas como ferramentas para a ampliação técnica de futuros trabalhadores do audiovisual. Foram oferecidas 247 vagas, com participação gratuita, em cinco oficinas que contemplam o público adulto e infantil.
Ainda dentro do Programa de Formação, acontecem também atividades do CineMundi Lab, que compõe a Conexão Brasil CineMundi: “Laboratório de desenvolvimento de projetos de longas”, com os produtores Guilherme Fiúza e Julia Nogueira; “Laboratório de projetos de documentário | Imersão DOCBRASIL”, com o crítico Cleber Eduardo; e “Laboratório de realização de projetos de curta-metragem de ficção”, com o roteirista Mário Borgneth.

MOSTRINHA E MOSTRA JOVEM
 
Sete curtas-metragens e dois longas estão na programação especial dedicada às crianças na Mostrinha. Os longas são “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”, animação de Eduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo sobre uma traça em crise porque não quer comer livros; e “Placa Mãe”, de Igor Bastos, outra animação, uma ficção científica realizada no interior de Minas Gerais que acompanha uma história de aventura e família. Já a Mostra Jovem conta com quatro curtas-metragens voltados ao público adolescente e juvenil.
 
ARTE | PERFORMANCES, CORTEJO, EXPOSIÇÕES, SHOWS, LANÇAMENTO DE LIVROS
 
Arte por toda a parte. As ruas tricentenárias de Tiradentes serão embaladas por cores, música, artes cênicas, sons e imagens durante a 27a Mostra de Cinema de Tiradentes. Serão quatro performances audiovisuais, três exposições temáticas, quatro lançamentos de livros, cinco teatros de rua, um cortejo da arte, cinco shows musicais fazendo a conexão do cinema com as outras artes, expressões artísticas da cultura brasileira.
 
MOSTRA #EUFAÇOAMOSTRA
 
Novidade desta edição, a Mostra #EuFaçoaMostra reúne 15 filmes de um minuto enviados a partir de uma chamada nas redes sociais do evento. A proposta era estimular participação ativa da comunidade da Mostra Tiradentes na criação audiovisual, proporcionando a oportunidade de expressar interpretações sobre a temática da 27ª Mostra Tiradentes, "As formas do tempo", por meio de vídeos curtos na vertical. Como resultado, uma seleção de filmes sensíveis, inventivos e inquietantes que o público vai poder conhecer em diferentes canais: na plataforma mostratiradentes.com.br, integrando a programação online da Mostra; no nosso canal no Instagram (@universoproducao); e presencialmente na cidade mineira em projeção no Cine-Lounge.

O QUE VOCÊ VAI VER NA PROGRAMAÇÃO ONLINE?
 
Diversos títulos que integram a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes estarão na programação online do evento, que vai reunir títulos inclusive exibidos apenas neste formato na plataforma do evento mostratiradentes.com.br. A seleção inclui filmes das mostras Panorama e Homenagem e serão disponibilizados para visualização entre os dias 20 e 27 de janeiro, simultaneamente à realização da programação presencial da Mostra na cidade mineira.
 
Além disso, um recorte especial com 5 curtas farão parte da programação da Mostra Tiradentes na plataforma IC Play. Os filmes serão exibidos gratuitamente de 31 de janeiro a 9 de fevereiro no site: https://www.itauculturalplay.com.br/.
 
ACESSE AQUI A SELEÇÃO DE FILMES DA 27ª MOSTRA TIRADENTES
SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
 
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 27ª edição de 19 a 27 de janeiro de 2024, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
 
O evento exibe 145 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia