12/01/2024 às 07h36min - Atualizada em 12/01/2024 às 07h40min

Investimentos da Fieg elevam patamar da educação básica e profissional

Projeto de expansão da Rede de Ensino Sesi e Senai, desenvolvido pela Fieg, destina R$ 1 bilhão para unidades escolares até 2026

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em parceria com o Sesi e o Senai, está avançando na meta de investir R$ 1 bilhão em educação até o ano de 2026. O projeto de expansão da Rede de Ensino, conduzido pelo presidente da Fieg, Sandro Mabel, busca fortalecer a formação profissional e tecnológica para contemplar as diversas demandas do setor industrial.

A iniciativa inclui diversas modalidades de investimentos, desde a modernização das instituições, a atualização tecnológica, sustentabilidade energética, à capacitação de colaboradores, especialmente o quadro docente, e construção de novas escolas nos principais polos produtivos do Estado.

A ação estratégica de investir em educação busca atender a necessidades apontadas pelo Mapa Industrial do Trabalho, divulgado recentemente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para orientar as instituições em todo o País. Em Goiás, a pesquisa revelou que é preciso qualificar ao menos 320 mil trabalhadores até o ano de 2026 para suprir demandas do setor industrial.

Investimentos em 2023

Em 2023, por meio do projeto de expansão, foram iniciadas obras de construção e/ou ampliação de novas escolas em Goianésia, na Região Centro Goiano; em Rio Verde e Mineiros, no Sudoeste do Estado, onde o Sistema Fieg já atua, totalizando agora 33 unidades integradas Sesi e Senai. Os prédios já existentes também passam por grande transformação, com revitalização, modernização e implementação dos projetos de sustentabilidade, a exemplos de usinas fotovoltaicas.

Neste ano, paralelamente à expansão da rede, o Sesi Goiás iniciou projeto de gestão de escolas públicas em parceria com prefeituras goianas, iniciativa inédita no Sistema Indústria nacional que já desperta interesse em vários Estados. A indústria goiana também já está sendo transformada com novos ambientes de ensino profissional e de inovação. De forma complementar, empresas e trabalhadores são beneficiados com as melhorias, que incluem a área de saúde e segurança do trabalho, a exemplo da inauguração de unidade Sesi Clínica e novos centros de treinamento, os mais recentes entregues em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, e em Itumbiara, no Sul do Estado.

O projeto de expansão igualmente possibilitou a entrega de novos ambientes de ensino nas áreas de alimentos, bebidas e química, novas salas de aula e laboratórios de informática. A indústria farmoquímica ganhou em 2023 o Centro de Competências Farmacêuticas, complexo inédito no País, instalado na Faculdade Senai Roberto Mange, em Anápolis.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia