12/01/2024 às 08h09min - Atualizada em 12/01/2024 às 08h10min

Secretário de Saúde de Canela é preso em operação da Polícia Civil

Investigações envolvem supostos desvios de patrimônio do Hospital de Caridade, favorecimento no atendimento hospitalar e má gestão da instituição.

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

O secretário de Saúde de CanelaLeandro Gralha da Silva, que também é interventor do Hospital de Caridade do município, foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira (9) durante a 11ª fase da Operação Caritas. A Polícia Civil apura supostas irregularidades envolvendo o poder público. A cidade fica na região da Serra do Rio Grande do Sul.

O advogado de Leandro, Jair da Veiga Filho, diz que analisa o processo e pedirá revogação da prisão.

Nesta etapa da operação, o alvo foi a Secretaria da Saúde. As investigações envolvem supostos desvios de patrimônio do Hospital de Caridadefavorecimento no atendimento hospitalar (encaminhamento de amigos, familiares e conhecidos políticos à ala privada de convênios, mas registrando como se fosse na ala pública) e má gestão da instituição.

Procurada pela RBS TV, a prefeitura de Canela se manifestou por nota, afirmando que desconhece os fatos que originaram as medidas judiciais, que não obteve acesso à investigação e que repudia irregularidade ou ilegalidade. Leia a nota completa abaixo. Hospital de Caridade informou que vai esperar ter acesso ao inquérito para se pronunciar.

O secretário adjunto da secretaria, Álvaro Grulke, assumirá a titularidade da pasta, e o secretário-geral de Governo, Jonas Bohn Bernardo, assumirá a intervenção do hospital.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Canela e em Taquara, e sigilos bancários foram quebrados.

Segundo a Polícia Civil, os crimes investigados são peculato, ameaça, favorecimento, falsificação de documento, entre outros. Os fatos sob apuração são relativos aos últimos dois anos.

Nota da prefeitura de Canela

Diante dos acontecimentos da manhã do dia 09/01/2023, o Poder Executivo do Município de Canela esclarece que desconhece os fatos que implicaram nas medidas judiciais cumpridas junto à Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital de Caridade de Canela, o qual encontra-se sob intervenção administrativa, conforme o Decreto Municipal nº 8.335/2019. Por ora, ainda não se obteve acesso à integralidade dos fatos investigados pela Polícia Civil de Canela, os quais são indispensáveis para que sejam tomadas as medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis. A Administração Municipal repudia qualquer ilegalidade ou irregularidade no trato da coisa pública, estando inteiramente à disposição da Autoridade Policial e do Poder Judiciário, aos fins de colaborar com a investigação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia