12/01/2024 às 07h55min - Atualizada em 12/01/2024 às 08h00min

Fim do DOC e TEC: Popularização do Pix faz métodos tradicionais serem descontinuados

Levantamento de empresa digital aponta que, em 2023, Pix foi utilizado em mais de 17 mil das transações

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução
A era das transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) está programada para encerrar. Após o dia 15 de janeiro, todas as instituições associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) deixarão de oferecer esses recursos. Conforme o cronograma divulgado, as transferências poderão ser agendadas até o dia 29 do mesmo mês, marcando o encerramento definitivo dessas modalidades em função da popularização do Pix.

O DOC foi introduzido no sistema bancário brasileiro em 1993 pelo Banco Central. Trata-se de um meio de transferência utilizado para valores até R$ 4.999,99. As transações via DOC geralmente levam um dia útil para serem efetivadas e estão limitadas a uma conta por vez. 
 

Já a TEC, introduzida no mesmo ano como uma alternativa ágil ao DOC, mantém o mesmo limite de valor. Porém, diferente do DOC, as transferências via TEC são concluídas até o final do dia em que a ordem foi dada. Além disso, essa modalidade também permite operações simultâneas de transferência para diferentes contas. 

Ambos os sistemas tinham o objetivo de facilitar transferências entre as instituições financeiras, buscando maior agilidade e eficiência nas transações bancárias. Entretanto, com a evolução tecnológica, a sociedade desenvolveu novas necessidades. Isso fez com que, ao longo dos anos, as modalidades perdessem espaço no mercado para outros meios de pagamento, como o Pix.

Conforme o levantamento realizado pela conta digital Asaas, em 2022, por exemplo, os clientes da empresa utilizaram o novo método em aproximadamente 3 milhões de transações. Se compararmos com 2023, onde o uso do Pix foi registrado em 17,317 milhões das transferências financeiras, podemos observar um aumento expressivo de 432,92% na escolha dessa modalidade.

 

Esse crescimento também reflete no pagamento das cobranças emitidas. Em 2022, o pagamento instantâneo foi escolhido para 27,506 milhões de faturas emitidas pelo sistema Asaas. Já em 2023, esse número triplicou, chegando a alcançar a marca próxima de 114,104 milhões de transações, representando um crescimento de 314,82% no uso do novo estilod e pagamento.

À medida que nos despedimos das tradicionais transferências via DOC e TEC, percebemos o quanto os avanços tecnológicos impactam o mercado. O encerramento dessas modalidades não mostra apenas a evolução do setor bancário, mas também sinaliza a ascensão de tendências inovadoras de pagamento. 

Novas formas de transferências prometem redefinir a segurança e praticidade das transações, proporcionando uma experiência ainda mais ágil e segura aos usuários, assim como o Pix Automático, que tem seu lançamento programado para 2024. Segundo o Bacen, esse novo mecanismo visa simplificar pagamentos recorrentes, funcionando de maneira semelhante ao cartão de crédito automático, mas com a vantagem da instantaneidade nas transações. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia