11/01/2024 às 08h35min - Atualizada em 11/01/2024 às 08h35min

Cachaça é símbolo da qualidade da indústria de bebidas de Minas Gerais

Estado é o maior produtor de cachaça de alambique do país

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução

Cachaça: denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana com características sensoriais peculiares. Essa definição tenta traduzir o sabor único que desce pela garganta daqueles que degustam uma das bebidas que mais representam o país e que marcam a qualidade da produção de bebidas em Minas Gerais.

O estado é o maior produtor de cachaça de alambique do país, com 200 milhões de litros por ano, respondendo pela metade da produção nacional, segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

O Anuário da Cachaça 2020, do Ministério da Agricultura, aponta que Minas possui 421 registros de estabelecimentos produtores de cachaça e também é o campeão em número de registro de produtos, com 1.430.

Referência no segmento de bebidas, a indústria mineira desse setor emprega mais de oito mil pessoas (sendo grande parte no campo), distribuídas em 442 empresas. A venda de bebidas representa 4% do PIB nacional. O segmento é o terceiro em arrecadação de ICMS em todo o país, atrás apenas dos setores petrolífero e automotivo.

O destilado, que é um dos patrimônios de Minas Gerais, tem a tradição de um produto centenário, mas a modernidade e tecnologia da indústria 4.0 já está presente em várias etapas, visando manter o padrão e a excelência, sem abrir mão das maravilhas do processo de produção artesanal.

Segundo Thiago Medrado, proprietário da Salinas, uma das cachaçarias mais conceituadas no cenário nacional, presente em todos os estados brasileiros, impor tecnologia no processo de produção artesanal é essencial. “Hoje, temos tecnologias embarcadas no processo de produção da cachaça, no envaze e em toda a logística. Nós acompanhamos e rastreamos o produto do plantio no canavial até o consumidor final”, afirma Medrado. Para o empresário, ter a produção 100% automatizada conferiu mais produtividade ao negócio e ganho de competitividade.

Medrado acredita que o consumidor também sai ganhando, já que tem a consciência que o produto mantém sempre a padronização e segurança. A Salinas está construindo mais uma nova unidade, no norte de Minas, focada na exportação. “A aplicação da tecnologia industrial auxilia na conquista de novos clientes”, diz.

A cachaça é um produto industrial mineiro e está presente no dia a dia de milhões de pessoas – tá na beira do fogão a lenha, tá na mesa do bar, tá nas celebrações.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia