11/01/2024 às 07h46min - Atualizada em 11/01/2024 às 07h46min

Conheça o Fuzuê e o Furdunço, as festas do pré-Carnaval de Salvador

Fuzuê e Furdunço agitam a capital baiana antes da abertura oficial do Carnaval

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução
Baianos e turistas nem esperam a chegada oficial do Carnaval para começar a curtir pelas ruas da capital baiana. Prova disso é o pré-Carnaval, chamados Fuzuê e Furdunço, que acontecem no final de semana que antecede a abertura da maior festa de rua do mundo. Em 2024, os eventos serão realizados nos dias 3 e 4 de fevereiro, respectivamente.

O Fuzuê nasceu em 2016, com a proposta de relembrar os antigos carnavais de rua, com grupos culturais, folclóricos e tradicionais. Geralmente com uma programação mais familiar, reúne fanfarras, charangas, orquestras e grupos percursivos.

 

Além disso, o famoso trio elétrico dá espaço ao som acústico de cordas, atabaques e tambores no Circuito Tapajós (Ondina-Barra), em que os bloquinhos andam no contrafluxo do tradicional Barra-Ondina. 

O Furdunço, por sua vez, nasceu dois anos antes, em 2014, com o intuito de levar música em pequenos equipamentos, como minitrios e pranchões, também no Circuito Tapajós.

A mistureba de ritmos é o seu carro-chefe. Quem escolher o domingo para curtir vai encontrar ijexá, rap, marchinhas, reggae, soundsystem, axé e muitos outros tipos de música. Na primeira edição, há 10 anos, tocaram os ilustres Baby do Brasil, Luiz Carlas, Carlinhos Brown e diversos artistas importantes da cultura baiana.

Apesar de ainda não ter a programação completa, o presidente a Saltur, Isaac Edington garantiu, em dezembro de 2023, que o BaianaSystem vai agitar pré-carnaval no domingo (4).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia