29/12/2023 às 12h00min - Atualizada em 06/01/2024 às 00h00min

Mais de 200 crianças e pré-adolescentes de São Joaquim da Barra participaram do projeto USP Música Criança em 2023

Verbo Nostro
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O projeto USP Música Criança, que desde 2016 oferece formação musical gratuita para estudantes entre seis e 18 anos de idade em São Joaquim da Barra, na região de Ribeirão Preto (SP), encerra o ano com a participação de 222 alunos. Durante todo o ano, os alunos tiveram aulas de instrumentos como violino, violoncelo, contrabaixo, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone, tuba e piano, além de canto coral. Entre as atividades musicais do ano, os alunos participaram, de outubro a dezembro, de um Recital Pedagógico e de dois concertos, com apresentações em São Joaquim, no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, e em Ribeirão Preto, no Theatro Pedro II.

“Sem dúvida, foi um ano muito bom para o projeto, com uma crescente formação artística e pedagógica dos alunos. Formalizamos nosso primeiro quarteto de cordas e iniciamos uma classe de percussão, o que vai nos permitir, já a partir de 2024, começar um trabalho com peças específicas de orquestra completa”, avalia o professor Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico do USP Música Criança.


Criado em 2007, por iniciativa do professor Rubens Russomano Ricciardi, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, o USP Música Criança é realizado graças a sucessivos projetos cadastrados no Programa Nacional de Apoio à Cultura, modalidade de incentivo fiscal, do Governo Federal. O projeto, que conta também com apoios culturais de entidades da região e do mecenas Carlos Alberto Nicolau, busca inserir os alunos no universo da arte para compensar suas etapas da formação artística, geralmente incompletas ou deficientes pela formação básica escolar. É direcionado a crianças e pré-adolescentes da cidade de São Joaquim da Barra e arredores, que vivem em situação de risco, casos de alta complexidade em suas demandas sociais – devido a situações econômicas, materiais ou educacionais precárias.

“As atividades realizadas formam um laboratório muito fecundo. Os alunos têm acesso aos melhores professores, com melhor formação, todos atuantes ou egressos da USP. Oferecer a melhor formação técnica possível possibilita esta contribuição social para a vida dos alunos, das famílias e da sociedade”, comenta o professor Lucas Eduardo da Silva Galon.

Para a coordenadora geral do projeto USP Música Criança, Luciana Rodrigues, a formação musical oferecida possibilita desenvolvimento educacional aos participantes, gerando a possibilidade de viabilizar reais alternativas de superação de condições psíquico-físicas, econômicas e sociais adversas. “No caso da música, quanto mais cedo essas contribuições forem aplicadas, mais positivos serão os resultados. É neste sentido que se justifica o uso da educação musical e artística como instrumentos essenciais para se alcançar os objetivos educacionais mais altos junto a crianças na primeira infância”, explica. 

“Ao participar de um projeto como este, a criança tem sua autoestima elevada, o que melhora seu desempenho escolar. Muitas dessas crianças e pré-adolescentes não serão músicos profissionais no futuro, mas com certeza, serão melhores professores, médicos, dentistas, advogados, engenheiros, melhores profissionais”, finaliza o professor Rubens Ricciardi.

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