05/01/2024 às 08h40min - Atualizada em 05/01/2024 às 08h45min

Entenda por que a presidente da universidade Harvard, nos EUA, renunciou após manifestações

Claudine Gay foi acusada de ser conivente com manifestações antisemitas e, depois disso, começou a ser acusada de plágio em artigos acadêmicos, inclusive sua tese de doutorado.

REDAÇÃO
AB NOTICIA NEWS
Reprodução
Claudine Gay, líder da renomada Universidade Harvard, uma das instituições mais antigas dos Estados Unidos, anunciou sua demissão nesta terça-feira (2).

Ela estava sob pressão para deixar o cargo após testemunhar no Congresso dos EUA sobre o antissemitismo no campus universitário. A controvérsia se intensificou com alegações de que Gay teria publicado trabalhos acadêmicos contendo passagens plagiadas de outras pesquisas.


Testemunho no Congresso
A polêmica teve início após manifestações pró-Palestina de estudantes em universidades dos EUA. Gay e outros presidentes de universidades foram chamados para depor no Congresso.

Durante seu depoimento, questionaram a Gay se as manifestações de alunos de Harvard, que pediam o genocídio do povo judeu, violariam as regras de assédio da universidade. Ela respondeu: "Podem ser, dependendo do contexto". Para os críticos de Gay, a afirmação foi evasiva e insuficientemente incisiva.

Mais tarde, ela se desculpou pela declaração. Após o depoimento, surgiram acusações de plágio.

Análise inicial de três de seus artigos acadêmicos concluiu que ela não infringiu padrões de pesquisa, mas identificou citações equivocadas. A presidente prometeu corrigir essas citações.

Num segundo momento, surgiram mais duas acusações relacionadas à sua dissertação de doutorado de 1997, levando à renúncia na segunda-feira (1º).

Carta de Renúncia de Claudine Gay
Em sua carta de renúncia, Gay afirmou que "ficou evidente que a melhor decisão para a Universidade Harvard é minha renúncia, permitindo que nossa comunidade enfrente esses desafios concentrando-se na instituição, e não em um indivíduo".



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia