04/01/2024 às 08h13min - Atualizada em 04/01/2024 às 08h13min

Resíduos pós-explosão em indústria de Paulínia atingiram rede de drenagem e terreno vizinho, diz Cetesb

Questionada se há danos ambientais, agência disse apenas que vai analisar os relatórios exigidos à empresa. Ocorrência deixou dois feridos e envolveu dois produtos químicos.

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução

Uma inspeção da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) nas instalações da empresa Solenis, em Paulínia (SP), onde uma carreta-tanque com produto químico explodiu na manhã de terça-feira (2), apontou que parte da água do combate ao incêndio atingiu a rede de drenagem de águas pluviais da indústria e o solo de um terreno vizinho


A informação foi divulgada nesta quarta-feira (3). Ainda de acordo com os técnicos, parte dos produtos e das águas também ficaram retidas nas bacias de contenção do tanque e na plataforma de descarregamento. A Cetesb informou que vai exigir relatórios detalhados da empresa e, ao final, serão avaliadas as ações legais cabíveis.

De acordo com a companhia, o episódio envolveu dois materiais:

epicloridrina, uma substância química inflamável e tóxica utilizado na produção de papel, armazenada em um tanque da empresa;
e a dietilenotriamina, que estava no caminhão que realizava a descarga do produto.

A Cetesb exigirá um relatório detalhado da Solenis sobre:

as providências a serem adotadas para impedir novas ocorrências de mesma natureza;

as medidas a serem adotadas para a limpeza da área atingida pelos resíduos gerados no combate ao incêndio e para a destinação destes resíduos.

Questionada se houve impacto ambiental e se a empresa será notificada de alguma forma, a Companhia Ambiental disse apenas que vai analisar os relatórios e, se for o caso, vai exigir ou proceder a levantamentos mais detalhados.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia