04/01/2024 às 08h02min - Atualizada em 04/01/2024 às 08h05min

O que são as lâmpadas SAD, usadas para combater depressão durante o inverno no Hemisfério Norte

Estudos concluíram que cerca de 10% da população do extremo norte do planeta, como Alasca e Finlândia, sofrem de transtorno afetivo sazonal (SAD, na sigla em inglês).

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução

Você já se observou dormindo mais nos meses de inverno? Ou comendo mais carboidratos, ou com baixo nível de energia?

Se a sua resposta for "sim" e você morar em uma região de alta latitude, você pode estar entre os cerca de 6% da população dessas regiões que sofrem de transtorno afetivo sazonal (SAD, na sigla em inglês)


E, se você procurar na internet dicas para combater a depressão no inverno, provavelmente terá sido aconselhado a comprar uma lâmpada terapêutica. E pode estar se perguntando o que dizem as pesquisas sobre o seu funcionamento e eficácia.

Antes de examinarmos as evidências sobre a fototerapia, é importante compreender por que o humor pode ser afetado pela luz solar.

O nosso corpo produz vitamina D quando a pele é exposta à luz solar. E alguns cientistas acreditam que existe correlação entre a depressão e os baixos níveis de vitamina D.

Estudos concluíram que cerca de 10% da população do extremo norte do planeta, como o Alasca e a Finlândia, sofrem de SAD.

Mas é interessante observar que os islandeses, que também vivem em altas latitudes no Hemisfério Norte, aparentemente sofrem menos de SAD.

Isso pode se dever à sua alimentação à base de peixe, rica em vitamina D.

A luz também estimula o nosso sistema visual, regulando a atividade do chamado ritmo circadiano. Trata-se de uma pequena região do cérebro chamada núcleo supraquiasmático (NSQ).

O NSQ recebe estímulos diretos da retina e também contém receptores de melatonina. E suplementos de melatonina são agora oferecidos para o tratamento da depressão.

Por tudo isso, existem diversas razões por que a luz pode ser importante para o humor.

O SAD foi descrito pela primeira vez perto de 1980 nos Estados Unidos, quando um homem que apresentava os sintomas descritos acima inventou uma caixa de luz para seu próprio tratamento

Desde então, surgiram muitos estudos para examinar a fototerapia em SAD. Seus resultados são diversos e contraditórios.

Mas todos esses dados podem ser combinados e verificados utilizando meta-análises para fornecer um quadro geral mais preciso.

A meta-análise reúne as conclusões de vários estudos independentes. Foram realizadas diversas meta-análises sobre este tema e a maioria delas demonstra que a fototerapia tem efeito positivo, não apenas sobre SAD, mas também sobre a depressão profunda.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia