02/01/2024 às 13h03min - Atualizada em 03/01/2024 às 03h00min

3 Lugares Fantásticos que você precisa conhecer em Garanhuns/PE

Com a chegada das férias, Garanhuns se mostra como um dos principais destinos turísticos da região de Pernambuco

ANGELA MIGUEL
Fotos Divulgação Prefeitura - Vinicius Vilela e Hilton Marques (PMG)
 

Garanhuns é um município brasileiro do agreste pernambucano e contrariando o imaginário popular de que não existe frio nessa região, ela é conhecida como a Suíça Pernambucana ou Cidade das Flores, por causa do seu clima no inverno e beleza com temperaturas que podem chegar a 9º C. Garanhuns está localizada a apenas 230 km de Recife, capital de Pernambuco e a 160km de Maceió, capital de Alagoas, sendo hoje a principal cidade do Agreste Meridional.

No centro de sete colinas e fontes de água mineral, a cidade é dotada de locais fantásticos para visitar durante o ano inteiro e, principalmente, durante seus grandes eventos, como o ‘Encantos do Natal’ que chegou em 2023 na sua 20ª edição e está acontecendo na cidade até o dia 07 de janeiro de 2024 e o ‘Festival de Inverno de Garanhuns’, ou FIG, como é popularmente conhecido, com 31 anos de existência, sendo um dos maiores Festivais de Inverno do Brasil.

A Cidade das Flores se destaca por ser uma cidade com uma gastronomia em constante movimento, locais históricos, museus, teatros, muita arte e cultura que aparecem constantemente em seus grandes eventos, valorizando toda a cultura e produção local.

Abaixo, listamos 3 locais que você precisa conhecer, todos eles estão próximos a região central da cidade e você consegue ir rapidamente de carro ou se locomover à pé apreciando as paisagens da cidade, comércio e praças locais.

 

1. Cantinho da Macaxeira

 

Foto: Franklin Inacio/Divulgação

O Cantinho, como é também conhecido, encanta logo na sua entrada com o seu ambiente acolhedor, rústico, com árvores e desenhos de personagens importantes para a cultura em suas paredes, mas a parte mais saborosa da sua visita à Garanhuns é conhecer o seu cardápio recheado de tradição, com sua base na macaxeira, conhecida também por mandioca ou aipim. No Cantinho, você poderá experimentar a melhor coxinha com massa de macaxeira da região, podendo ser a tradicional coxinha com charque (conhecida por jabá, carne seca, entre outros nomes) ou mesmo a tradicional coxinha de frango, com a massa de macaxeira. O local oferece comidas tradicionais como cuscuz com nata e acompanhamentos à sua escolha, arrumadinhos, filé à parmegiana, sanduíches ou o delicioso ‘Fundi do Matuto’, pra quem busca opções arrojadas e diferentes. Todos os pratos tem o toque especial nordestino com macaxeira em quase todas as suas composições criadas especialmente para o espaço, pelas mãos da Chefe e proprietária Amanda Acioli.

Endereço: Av. Euclídes Dourado, 296 - Heliópolis, Garanhuns - PE, 55296-500

Distância: 10 minutos de carro do centro da cidade ou 35 minutos a pé, 3km.

Contato: (87) 99955-4471 | Instagram: @cheganocantinho

 

2. Castelo de João Capão

                                                
Fotos: Angela Miguel – Divulgação                                                                                                         

Este segundo lugar super especial, é um castelo de verdade no estilo medieval construído dentro da cidade. Poderia ser um castelo comum como vemos em diversos lugares, mas esse tem história, pois pertence à uma família de não aristocratas. João Ferreira da Silva, que trabalhava como encanador e eletricista, aos 8 anos de idade decidiu que iria construir um castelo e ter seu reinado. A construção começou já na vida adulta, após muitos anos de trabalho. Morando com os filhos e sua esposa Dona Maria de Lourdes, hoje principal herdeira do castelo, João Capão viveu na propriedade com a família até o seu último dia de vida. O local segue sendo administrado pela herdeira e seus 7 filhos vivos, que se organizam para manter o patrimônio da família que ainda está em construção.

Atualmente, Dona Selma, uma das filhas de Capão, é artesã e dona da loja de crochê e artesanato que funciona dentro do castelo, onde vive há mais de 20 anos. “Quando começaram as visitas, o salão principal era a sala da nossa casa”, lembra ela que acompanhou de perto a construção do sonho do pai. “Temos muito orgulho de receber turistas do mundo todo, continuando o sonho dele que ainda está em construção”, completa.

O valor da entrada é simbólico, apenas 3,00 reais, e tudo o que é arrecadado é usado na manutenção dos espaços e na construção de novos cômodos. “Esse lugar representa o nordestino e sua garra para realizar seus sonhos e construir um futuro melhor”, diz Dona Selma.

Endereço: R. Canhotinho - Heliópolis, Garanhuns - PE, 55295-561

Distância: 2,4km do Centro (Marco zero), apenas 8 minutos de carro.

Contato: (87) 9999-9047 | Instagram: @castelojoaocapaooficial

 

3. Casa do Artesão

A Casa do Artesão de Garanhuns fica no famoso prédio do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, antiga estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1887. Hoje o espaço conta com o teatro de mesmo nome, ainda com bancos originais da época da ferroviária e a Associação da Casa do Artesão que abriga peças de diversos grandes artistas de Garanhuns, como Mestre Veríssimo e Mestre Fida, artistas que são participantes da Fenearte no Estado de Pernambuco. No espaço é possível adquirir peças originais desses artistas e de muitos outros. Apreciadores do artesanato feito à mão, como peças de cerâmica, barro, crochê, entre outros materiais estão presentes na casa que funciona como loja para os artistas da cidade.   

Endereço:  Av. Afonso Pena, 85 - São José, Garanhuns - PE, 55295-240

Distância: 600 metros do centro (Marco zero), apenas 10 minutos a pé.

Contato: (87) 988752148 | @casadoartesaogus

 

Distância de Garanhuns para:

Aracaju – SE 300km

Arapiraca – AL 120km

Arcoverde – PE 100km

Campina Grande – PB 230km

Caruaru – PE 94km

Fortaleza – CE 900km

João Pessoa – PB 330km

Maceió – AL 185km

Natal – RN 480km

Palmeira dos Índios – AL 90km

Recife – PE 225km

Salvador – BA 750 km

SUAPE (Cabo/Ipojuca) – PE 180 km

LINK DE FOTOS PARA DOWNLOAD - ALTA

 

Informações para Imprensa 

angelam.comunicação | Angela Miguel

[email protected]

(87) 98828-1041 (WhatsApp)


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia