03/01/2024 às 08h07min - Atualizada em 03/01/2024 às 08h10min

Conselho Municipal de Saúde protocola pedido de intervenção na saúde pública de Teresina

Pedido é fundamentado em recorrentes omissões e graves problemas, incluindo a retirada de equipamentos e falta de insumos nos hospitais.

AB NOTICIA NEWS
G1
foto: Reprodução

Nesta terça-feira (2), o Conselho Municipal de Saúde de Teresina formalizou, na Procuradoria Geral de Justiça do Piauí, um pedido de intervenção estatal na saúde pública da cidade. A decisão foi tomada após os recentes problemas envolvendo a retirada de equipamentos do Hospital de Urgência de Teresina e o corte de energia na sede da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Conforme o ofício enviado, o Conselho definiu a situação como "de calamidade pública" na saúde de Teresina é "caracterizada por omissões recorrentes do poder público municipal, notadamente do presidente da Fundação Municipal de Saúde e do prefeito de Teresina".

Segundo o ofício, mais de 80 solicitações e explicações por parte do Conselho Municipal de Saúde para regularização de serviços na rede de saúde foram feiras e não resultaram em melhorias satisfatórias.

Uma reunião extraordinária foi realizada no dia 28 de dezembro de 2023 e contou com 16 votos favoráveis e 4 abstenções para o pedido de intervenção. Rodrigo Maxwellpresidente do Conselho, destacou que a medida é uma resposta à percepção de que a administração atual da prefeitura perdeu a capacidade de gerir adequadamente a saúde municipal.

Ainda na quinta-feira (27) durante reunião extraordinária, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) avaliou decretar interdição ética. A gestão do prefeito Dr. Pessoa, que é médico, tem sido alvo de sucessivas denúncias quanto às unidades hospitalares da capital.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia