02/01/2024 às 10h12min - Atualizada em 02/01/2024 às 10h12min

Sisu 2024, único do ano, abrirá inscrições em 22 de janeiro

Não haverá processo seletivo em junho/julho de 2024. Programa usa as notas do Enem para aprovar candidatos em universidades públicas.

REDAÇÃO
AB NOTICIA NEWS
Reprodução
Em 2024, pela primeira vez, o Programa de Seleção Unificada (Sisu) terá exclusivamente uma edição — somente em janeiro, sem o processo seletivo que comumente ocorre no meio do ano.

Através dessa fase única, os postulantes terão a oportunidade de utilizar as pontuações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 para pleitear vagas em cursos de universidades públicas, cujas aulas iniciarão tanto no primeiro quanto no segundo semestre (entenda mais abaixo).


Conforme o edital divulgado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União, as inscrições estarão disponíveis entre os dias 22 e 25 de janeiro. ️As políticas de reserva de vagas permanecerão em vigor? Sim, mas com uma modificação.

Inicialmente, todos os concorrentes disputarão as vagas de maneira geral.
Se não atingirem as notas nesta categoria e fizerem parte de algum dos grupos de reserva (os critérios são de raça e renda), então, entrarão na competição pelo benefício.
Assim, se alguém autodeclarado preto, por exemplo, obtiver uma nota superior à requerida na concorrência geral, será aprovado na "lista geral" e não ocupará a vaga de um concorrente cotista com pontuação mais baixa.

Até o Sisu 2023, os beneficiários das cotas já participavam, desde o início, de uma classificação distinta, segregada da concorrência geral.

Qual o cronograma?

Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024

Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024

Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024

Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024

Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia