08/01/2020 às 07h04min - Atualizada em 08/01/2020 às 07h04min

Facebook removerá vídeo manipulado da rede social

Ab Noticia News
Estadão Conteúdo 08/01/20
Reprodução
O Facebook anunciou que vai começar a remover vídeos com graus de manipulação de sua rede social. A medida visa especialmente reduzir os danos causados por deepfakes - vídeos falsos produzidos com ajuda de inteligência artificial (IA), que misturam rostos e corpos ou fazem uma pessoa dizer algo que na verdade não falou. É uma tecnologia recente, mas que pode causar bastante estrago, especialmente em períodos eleitorais.

Segundo a empresa, "mídia manipulada enganosa" será removida da plataforma se atender aos seguintes critérios: se o conteúdo foi editado para além de ajustes de clareza ou qualidade, de forma imperceptível para uma pessoa comum, e se IA foi utilizada para mesclar, substituir ou sobrepor um conteúdo a um vídeo, fazendo ele parecer autêntico. Vídeos editados em prol de clareza, no entanto, não serão afetados, bem como paródias ou sátiras. Segundo a empresa, mais de 50 especialistas em áreas técnica, política, jurídica e de mídia foram ouvidos para formular essas políticas.

Além disso, todo vídeo na plataforma também poderá ser denunciado por usuários como falso e será verificado por checadores de fatos independentes - segundo a empresa, são 55 parceiros em 45 idiomas no mundo todo.

Um vídeo checado como falso terá seu alcance reduzido no Feed de Notícias, e não poderá ser impulsionado com propaganda. Quando alguém tenta compartilhar o conteúdo rotulado como falso, recebe aviso de que ele não é verdadeiro. (Com agências internacionais)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia