21/12/2023 às 09h33min - Atualizada em 22/12/2023 às 00h02min

Sonho da casa própria: 5 dicas para planejar a compra do primeiro imóvel em 2024

A ampliação do programa Minha Casa Minha Vida e a redução das taxas de juros são atrativos para sair do aluguel e dar o primeiro passo para comprar um apartamento no próximo ano

Redação
Pixabay

As atualizações no programa federal Minha Casa Minha Vida (MCMV), assim como a quarta redução consecutiva da taxa Selic em 2023, permitiram que milhares de brasileiros dessem o primeiro passo para sair do aluguel, e adquirir a casa própria neste ano.

O mercado imobiliário está aquecido e lançamentos para diversos perfis de cliente estão disponíveis para quem deseja comprar um imóvel na planta.  De acordo com o último levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), os imóveis enquadrados no MCMV tiveram um aumento de 35,8% em lançamentos e 13% nas vendas.

“As atualizações realizadas no Minha Casa Minha Vida possibilitaram um acesso muito maior das pessoas com o aumento do teto para R$ 350 mil, e financiamento para 420 meses. A readequação das taxas de juros de acordo com a renda, também permitiu que famílias com rendimento em torno de R$ 2.800,00, pudessem comprar um imóvel, o que antes não ocorria”, comenta Renée Silveira, diretora de incorporação da Plano&Plano, incorporadora e construtora que atua no segmento econômico e para classe média.

Especificamente em São Paulo, maior mercado brasileiro, até outubro, foram comercializadas 62.699 unidades e ocorreu 54.079 lançamentos, segundo levantamento do Secovi-SP. Ainda de acordo com a entidade, a preferência tem sido por imóveis de 2 dormitórios, com área entre 30 m² a 45 m². 

“Os empreendimentos são lançados com grandes atrativos para atender a esse público que está buscando o primeiro imóvel. Além da planta bem estruturada, as áreas comuns estão cada vez mais completas, com academia, espaço para pets, lazer na cobertura com lounge, lavanderia, espaço delivery entre outros.  A localização, próxima a infraestrutura de transporte público, serviços e comércio também tem atendido as necessidades do consumidor. O mercado imobiliário está entendendo cada vez mais o que o cliente espera em um projeto”, acrescenta Renée.

Por onde começar?

O primeiro passo para realizar o sonho da casa própria é ter um planejamento financeiro e saber o valor que poderá pagar mensalmente, caso opte pelo financiamento. Com o planejamento, o segundo passo é escolher a região e o imóvel que vai caber nesse orçamento. 

“É importante levar em conta a história e reputação da empresa, o método construtivo, a qualidade dos empreendimentos, se a empresa possuí certificações ou selos de qualidade. Visitar o estande de vendas para ver o decorado e as plantas disponíveis, e conversar com o corretor de imóveis, para esclarecer todas as dúvidas para assinatura do contrato”, explica Renée Silveira, que ainda listou cinco dicas para quem deseja iniciar essa jornada.

 
  1. Coloque no papel ou em uma planilha os seus rendimentos, gastos fixos e o quanto poderia dispor da sua renda para pagar um financiamento. Esse é o primeiro passo, entender o quanto poderá gastar sem comprometer o seu dia a dia. A Caixa Econômica, e a Plano&Plano, tem no site simuladores de entrada e prestações. Isso ajuda muita na hora de ter clareza das parcelas ao longo do plano de pagamento
  2. Aproveite as redes sociais e sites para pesquisar os imóveis disponíveis na região que deseja. Adquiri um imóvel na planta, tem a vantagem de taxas de juros mais adequadas, e que poderá pagar as parcelas ao longo da construção.
  3. Visite estandes de vendas para ver o apartamento decorado, conhecer a localização e vizinhança. Converse com um corretor para sanar suas dúvidas, ver valores de entrada, parcelas, documentações necessárias, uso do FGTS, subsídios do governo etc.
  4. Fale com amigos que já passaram por essa fase inicial, procure saber sobre a reputação da empresa, ver comentários de clientes. O site do Reclame Aqui é uma boa alternativa. São poucas as companhias que detém o selo RA 1000, de empresas recomendadas. Conhecimento é tudo!
  5. Reúna a família, vejam juntos as possibilidades que foram mapeadas, o que os empreendimentos oferecem nas áreas comuns e de convivência, os valores e formas de pagamento, e tome sua decisão de forma consciente. Para realizar um sonho de ter o imóvel próprio basta acreditar e dar o primeiro passo.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia