19/12/2023 às 17h17min - Atualizada em 21/12/2023 às 12h00min

AGUAVIVA quer banheiros públicos e caça-esgoto nas praias de Guarujá

Representantes da ONG estiveram reunidos com a Sabesp

Morgana Oliveira
Assessoria de Imprensa
Divulgação
Criar um Conselho Gestor de Praias; antecipar a realização do programa caça-esgoto; criar banheiros públicos; renovar os equipamentos da empresa e ter acesso ao último relatório sobre esgotos clandestinos realizado há cerca de 18 meses.  Esses foram os pontos abordados em reunião realizada entre representantes da AGUAVIVA, de associações de moradores de praias e da Sabesp/Guarujá.
“A reunião com a Sabesp foi muito boa. Nós reivindicamos em nome da população, a falta de banheiros públicos na praia e também sobre as ligações clandestinas de esgoto que poluem nossas praias. Além disso, a necessidade urgente de campanhas de educação e conscientização. A companhia está atenta. Aproveitamos para sugerir a criação de um Conselho Gestor de Praia, com a união de todas as associações de moradores da praia.  Queremos a Sabesp, Cetesb. Ministério Público, secretarias de Meio Ambiente e Turismo e Conselhos Municipais de Turismo, Meio Ambiente e Cultura. Um esforço coletivo”, disse o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da Associação Guarujá Viva (AGUAVIVA), entidade sem fins lucrativos representante da Sociedade Civil do Guarujá e da Baixada Santista.
José Manoel solicitou à Sabesp que a empresa antecipe o programa caca-esgoto de fevereiro para janeiro. “Pedimos que isso seja feito já no início da temporada de verão, não em fevereiro quando ela está caminhando para o final. Eles prometeram que vão avaliar”, afirmou.

Astúrias
Os representantes da AGUAVIVA aproveitaram para expor alguns problemas existentes atualmente na Praia das Astúrias. A praia passou as primeiras duas semanas de dezembro com bandeira vermelha, ou seja, imprópria para o banho, segundo critérios da Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Uma das praias mais charmosas do litoral vive, nos últimos meses, uma crise de saneamento básico.
O alerta da Associação Guarujá Viva aponta a falta de serviços básicos que podem prejudicar a saúde de banhistas e trabalhadores. Desde agosto, a Astúrias voltou a ter esgoto clandestino. Dois homens foram gravados reabrindo uma tubulação que leva água poluída diretamente para o mar (assista o vídeo que circula nas redes sociais). O canal ilegal tinha sido fechado pela Sabesp no começo do ano.
Clique para acessar:
https://drive.google.com/file/d/1-N0MnysDyiZvbCRW7eW0kkJUE9F-
boVF/view?usp=sharing
A praia das Astúrias perdeu o único banheiro público que dispunha e ficava aberto, durante o dia, ao lado do posto do Corpo de Bombeiros. A estrutura foi demolida e será transformada em estacionamento de viaturas.
A praia tem outros riscos. Diariamente cerca de 20 carrinhos de lanches, porções, pastéis e bebidas são montados ao longo dos 900 metros da orla, sem contar os vendedores ambulantes que percorrem a areia.
Os comerciantes e funcionários têm dificuldade para se hidratar ou levar as mãos. A água que eles usam é trazida de casa, ou, gentilmente cedida por prédios das proximidades. A prefeitura não oferece torneiras com água potável, embora a maioria dos comerciantes da praia manipule alimentos.
Os banhistas também não encontram chuveiros, que podem melhorar na higiene e que ajudam a refrescar nos dias quentes, que devem ser frequentes com a chegada do verão.
A Prefeitura não informa aos banhistas e comerciantes o motivo de não instalar a estrutura mínima de higiene nas Astúrias. Segundo a AGUAVIVA, praias vizinhas como Guaiúba e Tombo têm serviços como água, chuveiros e banheiros, associados ao consumo de produtos ou pagamento de taxa simbólica pelos banhistas.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia