19/12/2023 às 17h23min - Atualizada em 21/12/2023 às 12h00min

Hospital IPO celebra 25 anos do Programa Fellowship

Programa de especialização já contou com participação de profissionais de 21 estados brasileiros e de países como Peru, Chile, México, Bolívia, Itália e Portugal

V3COM
Crédito Colab Mídia
A finalização do programa Fellowship de 2023 foi comemorada com a apresentação das pesquisas realizadas pelos médicos durante o ano e a tradicional premiação dos três trabalhos de maior destaque e envergadura segundo a banca julgadora. A cerimônia de encerramento do programa foi realizada na última semana, no Hotel Rayon, em Curitiba.

O programa é promovido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP), do Hospital IPO, e esse ano tiveram nove médicos participantes que apresentaram suas pesquisas científicas de conclusão da 25ª edição.


A médica Marcela Souza Boldt conquistou a primeira colocação com a pesquisa: Apneia Obstrutiva do Sono REM dependente: prevalência, comorbidades associadas e características polissonográficas. “Ganhar o 1º lugar com um trabalho de uma amostra inicial de 1.800 pacientes é muito gratificante, me dediquei muito e me sinto reconhecida. A importância do Fellowship é poder unir ciência e prática clínica, pois buscamos alcançar resultados alinhados a ter uma aplicabilidade depois, e durante o Fellow nós conseguimos ver o que é necessário para suprir essa demanda”, disse Boldt.

O segundo lugar ficou com a Doutora Juliana Guedes Amorim, com a pesquisa: Análise comparativa da percepção olfativa e gustatória de diferentes etiologias em diferentes faixas etárias. Já o terceiro lugar ficou com o Doutor Rafael Augusto Costa, com a pesquisa: Uso de probióticos na rinite alérgica: um estudo piloto.

O programa

O programa proporciona a esses profissionais, que já concluíram o período de residência, uma imersão com duração de um ano nas diversas subespecialidades da otorrinolaringologia. “O Fellowship oferece a possibilidade de uma transição do jovem médico para uma clínica pessoa/particular dentro de uma área específica, além disso o NEP da todo o suporte para que esses trabalhos possam ter a chance de ser publicados em revistas conceituadas da área”, explica o Diretor Clínico do Hospital, Doutor Odin Ferreira do Amaral Neto.

Durante os 25 anos de programa Fellowship, já contou com participação de profissionais de 21 estados brasileiros e de países como Peru, Chile, México, Bolívia, Itália e Portugal. O Diretor Técnico da instituição e um dos criadores do programa, Doutor Evaldo Macedo, contou que o desenvolvimento e o crescimento do fellowship se deve a experiência internacional em serviço da América do Norte, da Europa e do Japão. “Foi a partir dessa relação que constituímos o NEP e o programa, e ver ao longo desses anos diversos médicos concluindo esse passo tão importante só engrandece a nossa instituição”, conclui Macedo.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia