20/12/2023 às 08h33min - Atualizada em 21/12/2023 às 11h15min

Primeira cidade do Brasil a apurar 100% dos votos no 1º turno aposta na tecnologia para manter marca

Ponte Alta do Norte, em Santa Catarina, tem apenas um local de votação e totalizou os votos 23 minutos após o fechamento das urnas, em 2 de outubro.

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução
Um município do Oeste catarinense espera repetir o feito do 1º turno e ser novamente o primeiro do país a ter 100% das urnas apuradas, neste domingo (30) de 2º turno de eleições. Em 2 de outubro, Ponte Alta do Norte totalizou os votos às 17h23, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE).

Apesar de ter apenas 2.619 cidadãos aptos a votar, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Santa Catarine tem cerca de 50 municípios com eleitorado menor que Ponte Alta do Norte. Mesmo assim, a cidade se destacou pela velocidade da totalização dos votos.


Jeferson Fanton, chefe de cartório da 11ª Zona Eleitoral, que abrange o município, a cidade possui apenas um local de votação, que é uma escola estadual com 8 seções. No local, foi instalado um Posto Intermediário de Transmissão de Dados (PIT), com acesso aos sistemas oficiais da Justiça Eleitoral.

O mecanismo, segundo ele, explica a agilidade no processo de apuração.

"Nós sempre pedimos tendo esse objetivo em vista, mas a ideia original do PIT é o uso em locais muito distantes da sede da Zona Eleitoral, podendo provocar demora excessiva na apuração", afirmou Fanton. O sistema depende de solicitações feitas pelos chefes de cartórios.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), serão apenas sete Postos Intermediários de Transmissão de Dados atuando no domingo em Santa Catarina: quatro na Zona Eleitoral (ZE) de Santo Amaro, duas na ZE de Tangará e uma na ZE de Curitibanos, onde fica Ponte Alta do Norte.

Histórico

Ponte Alta do Norte foi a primeira cidade do Brasil a ter todos os votos apurados em 2016, quando vereadores e prefeitos foram escolhidos, e nos dois turnos das eleições gerais de 2018.

O feito voltou a acontecer na primeira etapa da corrida eleitoral de 2022. Na ocasião, houve comparecimento de 77,17% dos eleitores, conforme o TSE.

Além da infraestrutura técnica, a rapidez na apuração, segundo o chefe de cartório, também depende do treinamento de toda a equipe dos locais de votação - composta por um técnico de informática, que opera o PIT, um técnico de suporte para as urnas eletrônicas, e pelos mesários, que farão o encerramento das urnas.

Em 2020, de acordo com Fanton, o município ficou com a primeira posição apenas no Estado, pois um mesário teve problema ao encerrar uma urna. "Houve uma perda estimada de 3 a 4 minutos para a geração da mídia de resultado, pois foi necessário reiniciar a urna, ocasionando o atraso".

Expectativa para o 2º turno

Como a equipe técnica e os equipamentos usados se mantêm os mesmos no segundo turno, a expectativa do Cartório Eleitoral é a de que Ponte Alta do Norte volte a liderar, em âmbito nacional, as apurações no domingo.

"Vamos trabalhar para obter esse resultado, engrandecendo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que já é uma referência nacional, com mais esse mérito, além de engrandecer também a região e todos os colaboradores envolvidos", manifestou Jeferson Fanto.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia