18/12/2023 às 09h36min - Atualizada em 18/12/2023 às 09h36min

Escola pública da Bahia é a primeira do norte e nordeste do Brasil a receber certificação 'Lixo Zero' por ONG internacional

Conquista aconteceu após instituição localizada em Irecê, no norte baiano, conseguir reaproveitar 96,4% dos resíduos produzidos que iriam para aterro sanitário.

REDAÇÃO
AB NOTICIA NEWS
Reprodução/TV São Francisco

A Escola Municipal Anísio Teixeira, situada em Irecê, no norte da Bahia, tornou-se a pioneira no norte e nordeste do Brasil a receber a Certificação Lixo Zero de uma ONG internacional em 2023. Essa conquista foi alcançada devido à capacidade da instituição de reaproveitar 96,4% dos resíduos produzidos, que, de outra forma, seriam encaminhados para o aterro sanitário.

Na escola, localizada na comunidade quilombola Lagoa Nova, praticamente tudo é reaproveitado, desde a decoração das paredes até os materiais utilizados no ensino didático. O conceito de sustentabilidade é uma prática comum entre os estudantes.

"É muito legal, nós vimos para o quintal todos os dias para regar as plantas e reutilizar as coisas. Também trabalhamos nas salas de aulas separando o papel para fazer papel reciclável", compartilhou a aluna Lara Oliveira, de 11 anos.

O diretor da escola, Arnobson dos Santos, considerou a certificação um marco significativo.

"Essa Certificação Lixo Zero representa algo muito importante para nós. Foi toda uma construção pedagógica envolvendo alunos, professores e funcionários na perspectiva de mudar os hábitos de vida com a sustentabilidade", explicou o diretor.

A escola não possui lixeiras na área comum. Dentro das salas, os alunos depositam papéis e as aparas de lápis em caixas de papelão. Os demais resíduos são destinados a uma área que funciona como um "residuário".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia