18/12/2023 às 09h15min - Atualizada em 18/12/2023 às 09h20min

Justiça Federal condena ex-professor de universidade por desvio de recursos públicos; saiba detalhes

Justiça Federal condena ex-professor da usp, por desvio de recursos públicos

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

A Justiça Federal condenou um ex-professor da Universidade de São Paulo (USP), por desviar cerca de R$ 930 mil do departamento de Zoologia da instituição. O crime ocorreu entre os anos de 2012 e 2014, quando o rapaz era reponsável pela gestão de gastos de um programa de pós-graduação. Além do ex-professor, mais duas pessoas foram condenadas por envolvimento no crime.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Marcelo Rodrigues de Carvalho, tomou posse dos valores por meio de notas fiscais "frias" e forjando compras falsas para o departamento em que trabalhava.

 

Marcelo contou com a ajuda de dois empresários, Marcos Simplício e Sérgio dos Santos, faziam a emissão de notas falsa. Como pagamento, os dois recebiam de Marcelo, uma parte do valor que era desviado. Tec Science e Bellatrix, eram as empresas administradas por Marcos e Sérgio, onde eles realizavam as compras falsas.

 

O MPF, deu conta que o docente recebeu 2,9 milhões no departamento de Zoologia, durante quatro anos entre 2011 e 2015.

A quantia era de origem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (capes), que tem vínculo com o Ministério da Educação e realizava o repasse de recursos pelo Programa de Excelência Acadêmica (Proex).

Marcelo foi condenado pelo juiz Hong Kou Hen, da 8ª Vara Cível Federal de São Paulo, pelo crime de improbidade, que consiste em ocupar um cargo estadual e utilizar os recursos de origem pública no seu patrimônio.

A pena de Marcelo, exige que ele devolva R$ 651.204,75 do saldo completo de 930.292,50. Além da quantia, ficou definida a perda de função pública e a suspensão dos direitos políticos durante 6 anos. O pagamento de outras multas ainda serão calculadas. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia