04/01/2020 às 20h22min - Atualizada em 04/01/2020 às 20h22min

A influência que as marcas exercem sobre as pessoas

Assunto foi abordado durante uma live feita por Cristiane Cardoso, ao lado da colunista Núbia Siqueira. Confira

Ab Noticia News
Folha Universal
Reprodução

Em recente live transmitida pelo Instagram, as colunistas Cristiane Cardoso e Núbia Siqueira trouxeram uma importante reflexão sobre a influência que as marcas exercem sobre as pessoas.

Para Núbia Siqueira, todas as pessoas, de certa forma, são influenciadas pelo que veem na televisão, nas revistas e na moda. Por isso, é comum elas se prenderem às marcas. Núbia esclarece que uma marca traz consigo muito mais do que a solução para uma necessidade material: “ela introduz um conceito, ela tem uma ideia por detrás”.

Como determinar o valor de uma pessoa?

“A marca acaba definindo as pessoas. Ela escraviza, porque se você não usa determinada marca é como se você fosse inferior a quem usa”, alerta Cristiane Cardoso.

E, de modo geral, as mulheres são muito influenciáveis. Por esta razão, elas são o principal alvo das campanhas publicitárias. Por serem muito inclinadas à vaidade, tornam-se presas fáceis e, assim, ainda que inconscientemente, passam a acreditar que precisam usar determinada marca para serem aceitas e valorizadas.

Contudo, o valor de uma pessoa não está no que ela tem, mas no que ela é. Para Cristiane, só existe uma marca – que é a preferida dela. E esta marca realmente atribui valor para quem a possui.

Era a mesma marca que o apóstolo Paulo se orgulhava de carregar. E, em um determinado momento da vida dele, quando algumas pessoas começaram a questioná-lo sobre a autoridade que tinha como apóstolo, ele disse:

Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.” Gálatas 6:17

Hoje, vivemos em um mundo no qual as pessoas se preocupam muito com as marcas, não somente de produtos, mas também com outros tipos de “marcas”. Como é o caso das tatuagens, que estão em alta, ou até mesmo dos diplomas acadêmicos que muitos gostam de ostentar.

A única marca que importa

No entanto, quem é de Deus está preocupado apenas com a aprovação dEle. Para Núbia Siqueira (foto à esquerda), essa marca que o apóstolo se refere é a que enche a alma de alegria. “O corpo dele era marcado por cicatrizes. Ele sofreu tanto pelo evangelho. Sofreu açoites, foi apedrejado, sofreu naufrágio. Então, o corpo dele devia ser muito machucado, cheio de cicatrizes, mas ele não tinha vergonha daquelas marcas, ele não queira disfarçá-las. Pelo contrário, aquelas marcas eram como troféus para ele. Ele suportou as afrontas, os maus-tratos, as injustiças, mas venceu”, explicou.

Portanto, não se envergonhe das marcas que você carrega no rosto e no corpo. Essas rugas dizem o quanto você viveu, sorriu, chorou, o quanto você se ajoelhou e orou. Essa marca de vida com Deus, a vida no Espírito, é a melhor de todas. É isso que valida quem nós somos. É a nossa essência. E não o que está do lado de fora.

A intenção é que faz a diferença

Entenda que isso não significa que é errado usar um produto de marca. O erro está na motivação. Qual é a sua intenção quando não abre mão de usar determinada marca? É mostrar que também pode ter aquilo? Mostrar status? Então o problema não é a marca, mas a sua intenção. “É a intenção que define se aquilo está agrando a Deus ou não. Não é a marca”, destaca Cristiane.

E Núbia acrescenta: “Todos nós precisamos nos vestir, calçar-nos, ter uma bolsa para carregar nossos pertences. Mas a roupa e os acessórios deixaram de ser apenas uma necessidade, para ser uma forma de ostentar, revelar o status ou se sentir melhor do que os outros. Então, aquilo que não era um pecado inicialmente, passa a ser por causa da motivação. Por isso, precisamos ficar atentas às nossas inclinações e perguntar a nós mesmas o ’porquê‘ dos nossos desejos. Só assim, o coração não nos enganará”.

Muitas pessoas que estão dentro da igreja e se dizem cristãs, querem desfrutar dos dois mundos – o espiritual e o carnal. Ficam tentando negociar princípios e valores. Elas não estão preocupadas em agradar a Deus.

Quando o foco é agradar a Deus

Mas se o seu foco é fazer a vontade de Deus, pergunte-se sempre: “isso agrada a Deus? O que Ele pensa sobre isso aqui? O que eu quero vai honrá-lO?”.

Contudo, somente aqueles que mantêm um relacionamento com Ele são capazes de ouvir a Sua voz.  Então, se você deseja conhecer a vontade de Deus, pergunte ao Espírito Santo, Ele quer ser ouvido. “Isso traz uma beleza, uma paz, uma quietude tão grande para a nossa alma, que extravasa e assim adquirimos a verdadeira beleza”, garante Núbia.

Só Deus, por meio do Espírito Santo, pode atribuir a nós esse valor. “E essa consciência de valor próprio, só quem recebe o Espírito Santo a tem”, conclui Cristiane.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia