14/12/2023 às 14h30min - Atualizada em 16/12/2023 às 00h04min

Niterra, detentora das marcas NGK e NTK, lista 6 fatores que classificam o uso do veículo como severo

Empresa destaca também os principais impactos causados no desempenho do sistema de ignição, como dificuldade no arranque do motor

Por assessoria de imprensa
Divulgação

São Paulo, dezembro de 2023 – A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, destaca seis fatores determinantes para classificar o uso de um veículo como severo - critério estabelecido pelas montadoras para identificar condições mais críticas de operação:

  1. Utilização em trânsito intenso;
  2. Uso profissional, como táxis, ambulâncias, viaturas de serviço público (polícia, bombeiros, serviços municipais e estaduais) e serviços de aplicativo;
  3. Uso em estradas rurais mal pavimentadas ou com muita poeira;
  4. Uso com carga ou reboque significativos;
  5. Falta de uso regular;
  6. Uso em trajetos curtos, impedindo o motor de atingir a temperatura ideal de funcionamento.

Impactos no sistema de ignição

Constituído por bobinas, cabos e velas, o sistema de ignição desempenha uma função primordial no funcionamento dos motores de ciclo Otto, garantindo a correta queima da mistura ar/combustível. Projetados para operar com diversos combustíveis, esses motores, sejam flex, a gasolina, etanol ou gás, dependem diretamente da correta atuação do sistema de ignição. A utilização intensiva do veículo pode acelerar o desgaste do sistema, afetando sua performance e resultando em dificuldades no arranque desses motores.

“No tráfego intenso, o motor opera continuamente, mesmo sem acrescentar muitos quilômetros. Esse funcionamento constante em marcha lenta desgasta as velas de ignição. Embora esse desgaste seja pequeno, se a condição for mantida por muito tempo irá impactar na durabilidade desses componentes”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil.

“Outro fator é o acúmulo de resíduo na ponta da vela de ignição que impacta no seu desempenho, aumentando a tensão necessária para a centelha e colocando mais estresse nas bobinas de ignição. As falhas no sistema elevam o consumo de combustível e resultam em emissões de gases prejudiciais, impactando o meio ambiente e o orçamento dos motoristas”, acrescenta Mori.

Para preservar o sistema de ignição, aqueles que enfrentam condições de uso rigorosas devem seguir a tabela de manutenção específica para esse contexto. Em muitos casos, as fabricantes de automóveis recomendam reduzir pela metade o plano de manutenção regular. 

Substituição dos componentes danificados

Em situações em que o sistema de ignição já apresenta problemas devido ao uso severo do veículo, o condutor deve estar atento a sinais como o aumento no consumo de combustível, luz de injeção acesa, dificuldade de partida a frio, falhas nas acelerações, perda de rendimento e marcha lenta irregular.

“No momento da substituição de peças comprometidas, deve-se evitar a utilização de velas inadequadas ao veículo”, explica Mori. “É sempre preferível optar pelo produto específico para assegurar o desempenho adequado. Optar por uma vela com grau térmico incorreto pode causar danos significativos ao veículo.”

A Niterra fornece ao mercado de reposição uma ampla variedade de velas de ignição de alta tecnologia e durabilidade da marca NGK fabricadas com metais nobres, como as séries G-Power (Platina) e Iridium IX (Irídio), que são uma opção para modernizar e melhorar o desempenho do sistema. 

A NGK também oferece as linhas de velas convencionais de níquel, Laser Platinum e Laser Iridium, direcionadas aos veículos que utilizam esse tipo de vela como equipamento original. “Os intervalos de manutenção prolongados das velas das linhas Laser Platinum e Laser Iridium devem seguir o plano de manutenção de uso severo, garantindo que o dia a dia do usuário do carro não seja afetado e proporcionando uma experiência mais eficiente e confiável”, conclui Mori.

Sobre a Niterra

A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd.. Fundada em 1936, em Nagoya (JAP), é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 64 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade; Medicina; Meio Ambiente & Energia; Comunicações; e Agronegócio. As marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/.

RPMA Comunicação
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