12/12/2023 às 16h04min - Atualizada em 12/12/2023 às 18h12min

Com taxa de envelhecimento recorde no Brasil, setores de saúde e bem-estar são investimentos em potencial para 2024

Dados recentes do IBGE revelaram alta na expectativa de vida, gerando aumento na necessidade de serviços de assistência especializada

Lucky Assessoria
Divulgação Acuidar
O Brasil, ao passar por uma significativa mudança demográfica, testemunha uma era de envelhecimento recorde, conforme apontam os dados do Censo Demográfico 2022 recentemente divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com um aumento expressivo na população de 65 anos ou mais, que atinge a marca de 10,9% da população total, o grupo nessa faixa etária se aproximou dos 22,2 milhões de brasileiros em 2022, representando um notável acréscimo de 57,4% em relação a 2010.


A expectativa de vida, que sofreu variações nos últimos anos devido aos desafios impostos pela pandemia de covid-19, apresenta uma melhoria em 2022. Após uma queda para 74,8 anos em 2020 e 72,8 anos em 2021, a expectativa média de vida do brasileiro ao nascer atinge 75,5 anos em 2022, indicando uma retomada positiva.

Diante desse cenário, a demanda por cuidados especializados à população idosa torna-se cada vez mais evidente. Muitos idosos desfrutam de uma qualidade de vida notável, mas a necessidade de apoio para tarefas cotidianas é uma realidade para uma parcela significativa dessa população.

Em resposta a essa demanda crescente, a presença de cuidadores emerge como uma solução viável. Jessica Ramalho, Diretora de Operações da Acuidar, maior franquia do nicho no país, relata um aumento expressivo na contratação de serviços e na inauguração de unidades em 2023, evidenciando um crescimento de 145% nas inaugurações e uma procura crescente por cobertura de serviços em todo o país.

“Buscamos adaptar continuamente o treinamento dos cuidadores às necessidades específicas de cada paciente. É crucial destacar que o cuidado para a população idosa não é padronizado; cada assistido recebe atenção especializada”, destaca Jessica. “Em um país com uma expectativa de vida crescente e um número significativo de pessoas com mais de 60 anos, serviços como esses tornam-se essenciais”, acrescenta.

A rede registrou mais de 1,4 milhões de assistências, uma parte considerável destinada à população idosa, reafirmando a ascensão da economia prateada no Brasil. Com essa mudança demográfica, os setores de serviços e saúde e bem-estar emergem como opções de investimento promissoras para o ano de 2024.

O aumento expressivo na população de 65 anos ou mais e a demanda crescente pelos cuidados para esse público, são uma base sólida para o crescimento desses nichos. Empreendimentos que oferecem serviços adaptados às necessidades específicas dessa população, como cuidados domiciliares, atividades de lazer e programas de saúde preventiva, tornam-se oportunidades atrativas para investidores.

Além disso, a convergência entre inovação tecnológica e cuidados à saúde cria um ambiente propício para investimentos estratégicos. Empresas que incorporam soluções tecnológicas para melhorar a qualidade de vida dos idosos, como dispositivos de monitoramento remoto, plataformas de telemedicina e aplicativos de bem-estar, apresentam perspectivas particularmente promissoras. A Acuidar, por exemplo, implementou recentemente o serviço de telemedicina, como resposta à essa demanda.

A ascensão da economia prateada também desempenha um papel fundamental na criação de empregos e no desenvolvimento econômico. O aumento significativo na contratação de cuidadores, como evidenciado pela expansão da Acuidar, não apenas proporciona suporte à população idosa, mas também gera oportunidades de emprego em um setor em ascensão.

Essa tendência reflete não apenas uma resposta às necessidades atuais, mas também sinaliza o potencial de crescimento contínuo e sustentável no fornecimento de cuidados especializados para a população idosa.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia