12/12/2023 às 15h49min - Atualizada em 12/12/2023 às 18h12min

St Nicholas School cria centro exclusivo de bem-estar o Wellbeing Centre para todos os seus alunos

A prioridade da escola é estar na linha de frente do desenvolvimento emocional de cada aluno e de suas habilidades sociais

Assessoria
Divulgação
Quando se fala em bem-estar a ideia que a maioria das pessoas tem é apenas de se sentir bem, no entanto, a St Nicholas School leva esse conceito mais a fundo, pois acredita que ele está relacionado com oportunidades de se conectar, aprender, viver sem estresse excessivo e manter corpo e saúde mental em equilíbrio. A escola enxerga cada aprendiz como uma pessoa que é muito mais do que o seu 'desempenho acadêmico'. Por esta razão, a St Nicholas investiu na criação de espaços únicos de bem-estar para seus alunos.

Espaço de bem-estar do Primary Years onde as crianças têm aulas de yoga e podem ir para se tranquilizarem


“O Wellbeing Centre, como é chamado, tem foco no desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais de cada aluno, assim como na sua autoconfiança ao longo dos estudos e nas interações da comunidade escolar. Temos um olhar mais estruturado para o desenvolvimento afetivo do estudante, para criar uma base emocional mais sólida e proporcionar bem-estar de uma maneira geral”, explica Betina Carvalho da Fonseca, psicóloga responsável pelo departamento na unidade de Pinheiros. “Muitos alunos nos procuram porque estão se sentindo estressados, ansiosos, com crises de pânico. A agenda fica lotada! Mas é gratificante ver como os alunos se respaldam em nossa escuta ativa, por termos esse acolhimento diferenciado”, detalha ela.

A ideia de promover esse espaço surgiu para garantir que o protagonismo e a voz de cada aluno esteja fortemente presente nos princípios de aprendizagem da St Nicholas. Os jovens da escola são capacitados a agir de forma produtiva e adquirir não somente autoconhecimento, mas também habilidades necessárias para lidar com os desafios que enfrentarão no mundo. Pesquisas mostram que pupilos felizes e saudáveis desenvolvem com mais facilidade competências importantes como empatia, resiliência e maior senso de enfrentamento, constroem melhores relacionamentos, sentem mais responsabilidade social e experimentam níveis mais elevados de cooperação, motivação e energia.

Dos 280 estudantes do Secondary, na unidade St Nicholas de Pinheiros, mais de 120 já foram atendidos somente neste semestre. “É importante destacar o quanto a escola atua na linha de frente para o desenvolvimento emocional e defesa em saúde mental. Além do trabalho com o empoderamento afetivo dos alunos, com base na escuta ativa, estamos preocupados e comprometidos em promover um ambiente escolar saudável a fim de providenciar mais qualidade de vida e recursos para o sucesso acadêmico dos estudantes, assim como superar as barreiras que encontram em seu caminho”, reforça Betina.

Há um histórico de alunos com crises de choro, ansiedade e pânico que se beneficiaram e se acalmaram no espaço privativo, evidenciando a importância de termos espaços que promovam serenidade, paz interior e prosperidade emocional. Também há espaços para relaxamento nas seções do Primary Years e Early Years. “Nesse local as crianças podem se sentar ou deitar, é bastante confortável. A sala está equipada com recursos terapêuticos para se sentirem melhor, como caixa de areia, objetos sinestésicos, música e iluminação ambiente. O mais importante é ter uma pessoa capacitada sempre à disposição, para fazer o acolhimento imediato, assim como  intervenções assertivas e dar orientações adequadas à situação. O espaço viabiliza um ambiente agradável, com almofadas no chão, poltronas, jogos, brinquedos, livros, entre outros recursos, pois tudo isso favorece o bem-estar”, comenta a responsável.

Para a escola, o Wellbeing Centre alinha metas e expectativas acadêmicas dos alunos com seu bem-estar e sentimento de pertencimento. Portanto, a St Nicholas não só possui a premissa de ouvir ativamente e acolher o sofrimento e as dificuldades dos alunos, mas também visa o bem-estar de todos os envolvidos, apoiam e orientam os educadores, aconselham as famílias e estabelecem parcerias com especialistas externos, como psicólogos, psiquiatras, entre outros. “Aluno feliz aprende mais, tudo melhora, e a família também fica feliz. Gera um ciclo do bem!”, finaliza Betina.

Sobre a St Nicholas: A escola começou na garagem de uma casa que dava para um lindo jardim e com uma pitada generosa de amor pelas crianças. Este foi o início daquela que viria a ser uma das mais acolhedoras escolas internacionais de São Paulo. Anna Kirsten começou com um grupo de 6 crianças da vizinhança no início dos anos 80. As turmas foram crescendo até que a escola tomou forma em 1993 quando passou a se chamar St Nicholas School. Em 2000 veio a autorização pelo IBO para implantar o PYP (Programa de Anos Primários) sendo a segunda escola do Brasil a fazê-lo. Em seguida, foi introduzido o IGCSE (Certificado Geral Internacional de Educação Secundária) e o I.B Diploma Programme. Em 2016 foi inaugurado em Alphaville um campus propositalmente construído em meio a natureza de design premiado e que vem se ampliando a cada ano. Nos últimos anos, a St. Nicholas inaugurou os novos e modernos prédios do Primary em Pinheiros e do Middle Years em Alphaville e mais recentemente um centro para o Early Years com playground propositalmente construído com base nas necessidades de desenvolvimento da primeira infância.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia