08/12/2023 às 09h14min - Atualizada em 12/12/2023 às 00h00min

Velas e luzes de fim de ano podem causar incêndios

BRZ Insurance ensina a prevenir acidentes com a decoração

Mariana Garrett Paker Rodrigues
Imagem de divulgação

Com o fim de ano chegando, o comércio e os lares começam a ganhar uma decoração especial para a temporada de festas. Seja qual for a motivação, que pode ter respaldo em alguma fé ou simplesmente simbolizar o encerramento de um ciclo, a decoração traz alegria e beleza. No entanto, é crucial ter cuidado ao instalar equipamentos elétricos, em especial os que contém lâmpadas que piscam, pois podem representar um risco significativo de curto-circuito e, consequentemente, incêndio. Os mais antigos ou de baixa qualidade podem ter fios frágeis ou danificados que aumentam as chances de incidentes se forem sobrecarregados ou manuseados de maneira inadequada. Além disso, a sobrecarga de tomadas com muitos conjuntos de luzes pode resultar em superaquecimento. 

Para referência, os dados mais recentes da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostram a proporção dos problemas causados por eletricidade no Brasil. O Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023 indica que houve um aumento tanto no número de acidentes quanto no número de mortes. Em 2022, foram registrados 949 acidentes totais (choques, incêndios e raios), enquanto em 2023 os números subiram para 992. As mortes também aumentaram, passando de 384 em 2022 para 399 em 2023. Os incêndios causados por sobrecarga elétrica também são uma grande preocupação. Em 2022, foram registrados 874 acidentes e 55 mortes, um aumento de quase 40% em relação a 2021. No primeiro semestre de 2023, foram registrados 421 incêndios com 35 mortes. Se essa tendência continuar, é provável que 2023 registre novamente um número recorde de incêndios causados por sobrecarga elétrica.

Nos EUA, a NFPA constatou em sua Pesquisa Aplicada que a distribuição elétrica ou equipamentos de iluminação estiveram envolvidas em mais de dois em cada cinco incêndios em árvores de Natal domésticas e quase um em cada cinco casos foi iniciado por lâmpadas; 8% tiveram origem em velas. Mais de dois em cada cinco incêndios em decorações de natal acontecem porque as decorações são colocadas muito perto de uma fonte de calor.

“Parte do nosso propósito de proteger o sonho de 5 milhões de imigrantes brasileiros e latinos que vivem nos Estados Unidos até 2030 é ajudá-los a identificar essas situações que podem gerar problemas e evitá-las”, explica Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. “Ninguém gosta de falar sobre acidentes e incêndios, mas vale o alerta para que a celebração não termine em tragédia”.

Com isso em mente, a BRZ Insurance preparou uma lista de dicas para fazer a decoração da maneira mais segura:

1 - Ao escolher a árvore natural: 

Preferir uma árvore com agulhas (“folhas”) verdes e frescas que não caem ao serem tocadas

2 - Ao colocar a árvore em casa:

Antes de colocar a árvore no lugar,  certificar-se de que a árvore esteja a pelo menos um metro de distância de qualquer fonte de calor ou luzes. Importante verificar que não esteja bloqueando ou dificultando o acesso à saída. 

3 - Ao iluminar a árvore:

Usar luzes e equipamentos listados por um laboratório de testes qualificado. Algumas luzes são apenas para ambientes internos, outras para uso ao ar livre, então é importante ficar atento às indicações do fabricante. Descartar qualquer conjunto de luzes que esteja com cabos desgastados ou quebrados ou conexões de lâmpadas soltas. As instruções do fabricante costumam trazer o número de fios de luz a serem conectados. Nunca usar velas acesas para decorar a árvore. Antes de sair de casa ou de ir dormir, o ideal é desligar todos os equipamentos.

4 - A hora certa de descartar a árvore de Natal (caso ela seja natural)

À medida que as árvores de Natal secam, elas se tornam mais inflamáveis e à medida que as festas passam, a atenção para a decoração diminui. Trinta por cento dos incêndios em árvores de Natal ocorreram em janeiro. É importante ficar atento às condições da árvore e de tudo que está em volta dela. 

A BRZ Insurance também traz sugestões de segurança para as outras decorações. 

  • Escolher decorações que sejam resistentes ou retardadoras de chamas.

  • Manter as velas acesas longe de qualquer item de decoração e outras coisas que possam pegar fogo.

  • Usar clipes, e não pregos, para pendurar as luzes, para que os cabos não sejam danificados.

  • Manter as decorações longe de janelas e portas.

  • Apagar as velas acesas ao sair do quarto ou ao ir para a cama.

  • Manter crianças e animais de estimação longe de velas acesas.

  • Manter fósforos e isqueiros bem altos em um armário trancado.

  • Ficar na cozinha ao usar o fogão ou forno.

  • Pedir aos fumantes para fumarem fora de casa, mantendo isqueiro e fósforos longe das crianças. 

  • Fornecer cinzeiros grandes e profundos para fumantes, tomando o cuidado de molhar as pontas de cigarro com água antes de descartá-las.

Sobre a BRZ Insurance

A BRZ Insurance é uma Insurtech focada na comunidade brasileira e latina nos EUA. Operando desde 2017, usa IA para oferecer ao imigrante latino que atualmente reside em solo norte-americano uma gama de serviços de seguros, levando em consideração as exigências de cada cliente à legislação e exigências locais. Com operação no Brasil e nos Estados Unidos, consegue não só conceder atenção e cuidado de acordo com a cultura e os hábitos desse público, mas também levar a solução adequada a cada necessidade em específico, descomplicando o processo de contratação de seguros e democratizando, dessa forma, o seu acesso.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia