07/12/2023 às 08h56min - Atualizada em 07/12/2023 às 09h00min

Lula e Maduro querem retomar o uso de energia da Venezuela para abastecer Roraima

Declaração foi dada nesta segunda-feira (28) após uma reunião entre os dois presidentes. Roraima é o único estado do país que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional. Maduro não visitava o Brasil desde 2015, quando esteve na posse do segundo mandato de Dilma Rousseff.

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução

O presidente Lula afirmou que quer reativar o Linhão de Guri para retomar o abastecimento energético de Roraima com a Venezuela. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (29), após uma reunião com o presidente do país vizinho, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto.

"Nós queremos recuperar a nossa relação energética com a Venezuela. Aquele Linhão de Guri tem que ser colocado em funcionamento porque não justifica Roraima ser o único estado fora da matriz energética brasileira funcionando na base da termelétrica".

Roraima é o único estado do país que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, durante anos, dependeu da energia fornecida pela Venezuela. No entanto, o país parou de enviar energia ao estado em março de 2019 e, desde então, o trabalho é feito por termelétricas da Roraima Energia.



Lula se reuniu com o presidente da Venezuela nesta segunda e, após o encontro, ambos fizeram um pronunciamento oficial. O presidente do Brasil afirmou que o ministro de Minas e Energia ainda deve conversar o ministro da Energia da Venezuela.

Em seu discurso, Maduro disse que o país está preparado para "reconstruir a cooperação elétrica com Roraima, Boa Vista e toda população fronteiriça". Maduro não visitava o Brasil desde 2015, quando esteve na posse do segundo mandato de Dilma Rousseff.

"Temos uma oferta de 120 megawatts já pronta que habilita já a partir de um investimento básico de de US$ 4 ou US$ 5 para que se possa reconstruir as linhas de transmissão. Se alcançarmos isso com eficiência, se isso acontecer, podemos estar prontíssimos para voltar a conectar Guri com o estado de Roraima", disse.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia