07/12/2023 às 08h50min - Atualizada em 07/12/2023 às 08h50min

Multidão enfrenta fila quilométrica para comer 'maior paçoca de carne seca do mundo' em arraial de Boa Vista

Prato tradicional da culinária roraimense bateu mais um recorde e chegou a 1.264 kg. Iguaria foi distribuída gratuitamente no Boa Vista Junina 2023. Festa encerra neste domingo (25), na praça Fabio Paracat.

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução

Moradores de Boa Vista formaram uma fila quilométrica na noite desse sábado (24) para poder comer a "maior paçoca do mundo", iguaria à base de carne seca e farinha amarela, que virou símbolo do arraial Boa Vista Junina. O prato tradicional da culinária roraimense bateu mais um recorde e chegou a 1.264 kg.

Antes de ser distribuído gratuitamente para a população, o alimento foi pesado. A pesagem oficial começou as 19h36, em um espaço onde há uma casa de farinha, ambientes comuns em áreas indígenas e rurais de Roraima.

A paçoca começou a ser distribuída por volta das 19h45 e acabou às 22h34. Haviam onze filas para receber o alimento, mas a medida em que cresciam, elas se fundiam em uma só. A multidão de pessoas na fileira chegou a atingir um dos portões do evento. O público presente na festa chegou a 120 mil pessoas, segundo a prefeitura.

A nova marca superou em 133 kg o próprio recorde, registrado em 2022. Na edição anterior, foram produzidos 1.131 kg da iguaria indígena.

A iguaria, diferente da paçoca doce de amendoim, é feita à base de carne seca e farinha amarela. Ela é produzida através da pilagem da farinha e da carne, que posteriormente são refogadas com cebola e óleo de cozinha.

Até chegar ao sabor já conhecido pelos roraimeneses e que desperta curiosidade de quem não é do Norte, a carne usada é desossada e levada ao sol, para o processo de secagem.

Para quebrar o recorde do ano passado, na receita deste ano foram utilizados 800 kg de carne bovina, 500 kg de farinha de mandioca, 88 kg de cebola e 30 litros de óleo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia