07/12/2023 às 07h36min - Atualizada em 07/12/2023 às 07h40min

Artesã com vitiligo denuncia preconceito em shopping de Salvador: 'Disse que eu tava contaminando as pessoas'

Artesã fez longo desabafo denunciando situação que aconteceu nesta terça (5)

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

A artesã Luciana Costa, conhecida como Negralu, de 50 anos, expôs nesta terça-feira (5) uma situação de racismo e preconceito que viveu em uma lanchonete no Salvador Shopping, na capital baiana, por ter vitiligo - doença caracterizada pela perda da coloração da pele. Segundo o relato, uma mulher questionou o motivo pelo qual ela "estava na rua, sem estar num tratamento".

Negralu conta, em vídeo, que estava tomando café no estabelecimento quando foi abordada por uma mulher "branca e muito bem vestida". "Ela chegou do meu lado e perguntou o que era que eu estava fazendo na rua, sem estar em um tratamento. Eu disse a ela que não entendi porque ela estava me perguntando isso, e ela disse 'contaminando as pessoas com essa doença, você não vai fazer um tratamento?'", desabafou.

 

"Eu disse a ela que eu não via o porquê eu precisava fazer um tratamento, porque eu estava feliz com quem eu sou, né? Porque eu não quis fazer tratamento nenhum, sou bem resolvida com meu vitiligo, mas eu também não estou aqui pra estar explicando a ninguém o porquê eu tenho ou o que é vitiligo", disse em vídeo.

Ao BNews, Negralu contou que ninguém a defendeu, somente o garçom do estabelecimento, que disse que a suspeita era "doente".

"Me senti envergonhada pela primeira vez. Tenho vitiligo desde 2006 e, obviamente, por ser uma doença autoimune, eu estou cada dia mais perdendo a minha pigmentação. Eu não posso mais lutar contra isso, só contra o preconceito das pessoas. Estou sofrendo muito, a dor é dilacerante. Não desejo isso pra ninguém. A vontade é de sumir, de evaporar", contou ao site.

O vitiligo é uma manifestação não contagiosa, autoimune e que pode ser causada por diversos fatores. Apesar de ainda não ter uma causa totalmente esclarecida, o surgimento pode estar associado a uma predisposição genética.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia