05/12/2023 às 16h05min - Atualizada em 06/12/2023 às 00h02min

Expansão das certificações da reciclabilidade de filmes multicamadas contendo poliamida

Novos estudos comprovam a compatibilidade de reciclagem de um amplo portfólio de estruturas de polietileno/poliamida

BASF
https://chemicals.basf.com/global/en/Monomers/polyamide_intermediates/sustainable_polyamide_solutions/mechanical_recycling.html
Divulgação BASF
Após os estudos já realizados em 2021 sobre a reciclabilidade de filmes multicamadas de polietileno/poliamida (PE/PA) coextrudados, o instituto independente cyclos-HTP GmbH concluiu outras investigações extensas sobre a reciclabilidade de filmes multicamadas contendo poliamida 6 (PA6) e copolímero de etileno e álcool vinílico (EVOH). Os objetos de estudo encomendados pela BASF são filmes de alta barreira coextrudados PE/PA6/EVOH e filmes laminados PA6/PE em resíduos de embalagens domésticas. Agora foi demonstrado que esses dois tipos de filme também são compatíveis para reciclagem no fluxo de filmes de polietileno.
"Os resultados mostram que os fluxos de reciclagem de PE contendo PA podem ser processados em condições reais", afirma o Dr. Matthias Zorn, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Mercado de Poliamidas para aplicações de extrusão da BASF. "A certificação confirma a prática padrão do mercado de que os resíduos de filmes contendo PA já estão sendo reciclados pelos fabricantes de filmes atualmente".
A camada compatibilizante de adesivo de coextrusão, que é incorporada adicionalmente às estruturas laminadas para permitir a distribuição do componente de PA na matriz de PE, desempenha um papel importante. Em estruturas coextrudadas, a camada de adesivo de coextrusão já presente, usada para unir PA e PE no filme, torna-se um compatibilizante eficaz durante o processo de reciclagem. "Se o polietileno funcionalizado (PE-g-MAH) também for adicionado como compatibilizante durante a produção do filme primário, a poliamida é reconhecida até mesmo como um material valioso no reciclado de polietileno pelo cyclos-HTP", diz Zorn.

O estudo sobre filmes PE/PA laminados com adesivo, que foi criado em cooperação com a SÜDPACK, um dos principais fabricantes de filmes de alto desempenho, mostra claramente como esses filmes, que antes eram considerados não recicláveis, também podem ser feitos compatíveis com a reciclagem. Nesse projeto, foi utilizado um adesivo de laminação da Henkel. Com base nos novos estudos, um portfólio muito mais amplo de embalagens contendo PA pode agora ser certificado como compatível com a reciclagem.
Devido ao seu perfil de propriedades exclusivo, as poliamidas reduzem a quantidade de material usado em aplicações de embalagem e, portanto, ajudam a reduzir o desperdício de embalagens. Elas também melhoram as propriedades mecânicas, térmicas e de processamento da embalagem. Enquanto os filmes PE/PA/EVOH são usados em muitas embalagens de queijo e salsicha com alta barreira ao oxigênio, as estruturas laminadas são encontradas principalmente em embalagens de filme impresso nesse segmento.
No ano passado, o padrão mínimo alemão para determinar a reciclabilidade de embalagens sujeitas à participação no sistemada Seção 21 (3) VerpackG, já reconheceu a reciclabilidade dos filmes PE/PA coextrudados. A certificação forma uma base adicional para uma classificação baseada em fatos de poliamidas em embalagens. Os resultados são disponibilizados tanto para o grupo de padronização, que está desenvolvendo uma diretriz de "Design para Reciclagem" em nível europeu, quanto para o Registro de Embalagens da Agência Central, que define todos os anos o padrão mínimo alemão para avaliar a reciclabilidade.
Mais informações podem ser encontradas no site Mechanical Recycling BASF.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia