31/12/2019 às 20h19min - Atualizada em 31/12/2019 às 20h19min

Festa de confraternização em presídios aproxima detento de familiar

Iniciativa ajudará 300 mil pessoas em todo o Brasil

Ab Noticia News
Estadão Conteúdo 31/12/19
Reprodução

A Lei de Execução Penal garante a alguns grupos de detentos o direito de passar as festas de fim de ano fora do presídio, visando a ressocialização de presos, através do convívio familiar.

Contudo, Clodoaldo Rocha, responsável pela Universal nos Presídios (UNP) – programa social que presta auxílio nas penitenciárias brasileiras há mais de 30 anos –, alerta que essa aproximação familiar deve ser iniciada dentro das penitenciárias. “Se o recluso não tiver amparo do ente querido enquanto ele está atrás das grades, dificilmente irá procurá-lo, quando estiver em liberdade. E, infelizmente, a maioria deles, não recebe visitas”, explicou.

Por isso, com o objetivo de promover a reinserção de egressos do sistema prisional, buscando o apoio dos familiares dos detentos, o programa social Universal nos Presídios (UNP) promoverá confraternizações em penitenciárias de todo o Brasil. As ações serão realizadas durante todo o mês de dezembro e pretende beneficiar 300 mil pessoas.

Por exemplo, no pátio das unidades, a UNP oferecerá o café da manhã especial para os parentes dos detentos. “A proposta é proporcionar aos presos e seus familiares um dia diferente dos demais. Sabemos que essa pode ser uma ótima oportunidade para que eles venham conversar, rever os seus conceitos e até se reconciliarem”, disse Clodoaldo.

Já no Centro de Ressocialização de Cuiabá (MT), os voluntários irão oferecer um almoço de Natal dentro dos presídios, no dia 25/12, beneficiando 600 reclusos e 60 agentes penitenciários.

Mas não para por aí. Para aqueles presos que tiverem o benefício de Indulto de Natal e saída temporária, a UNP também realizará um café da manhã especial e oferecerá orientação jurídica. A ação acontecerá no próximo domingo (22), no bairro do Brás (SP). Cerca de mil pessoas são aguardadas.

Além do apoio que o programa social oferece aos detentos nesta época do ano, os voluntários também doam alimentos, kits de higiene, serviços de saúde e oferecem cursos profissionalizantes mensalmente. Em 2018, mais de 1,6 milhão de pessoas (presos, familiares deles e agentes penitenciários) foram beneficiadas pelo programa social.

Diferença entre indulto de Natal e saída temporária

O indulto de Natal é um ato de clemência coletivo assinado pelo presidente da República que extingue a pena dos detentos agraciados pelo perdão. É diferente de saída temporária, em que o preso do regime semiaberto, a qualquer época do ano, após cumprir uma série de requisitos, recebe de um juiz da vara de execuções, de forma individual, a oportunidade de deixar a prisão, sem vigilância direta (mas podendo ser utilizado equipamento de monitoramento eletrônico), com prazo determinado para retornar.

Serviço:

Evento: Confraternização fora dos presídios

Local: Rua: Dr. Carlos Botelho, 378 – Brás, São Paulo – SP

Data: 22/12/19

Horário: 08h00


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia