04/12/2023 às 08h27min - Atualizada em 04/12/2023 às 08h30min

Como sua empresa pode ter um diferencial competitivo?

Saiba o que fazer para ficar à frente dos concorrentes e fidelizar seus clientes

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

Quem empreende certamente já passou ou viverá momentos em que tudo aquilo que é feito para o crescimento do negócio não surte efeito. As adversidades enfrentadas no dia a dia do negócio, como a alta carga tributária, a concorrência elevada, a burocracia e os imprevistos, parecem contribuir ainda mais para isso. Para resolver essas questões é preciso se preparar, mas se a sua empresa não tiver um diferencial competitivo para colocá-la à frente dos concorrentes e criar uma relação duradoura com seus clientes, nada do que você fizer será capaz de resolver esses problemas e o seu negócio não terá êxito.

Para Juliana Ornellas, especialista em recursos humanos e diretora da RH UP Gestão, é fácil perceber quando o negócio possui um diferencial competitivo. “É aquela empresa que está sempre buscando inovação, aprimorando seu nível de qualidade, que tem a preocupação com o custo de produto e serviço e possui um atendimento ao cliente de excelência. Ter um diferencial competitivo se tornou uma exigência para as empresas. Elas precisam valorizar o capital humano, seus talentos, e ser ágeis no que fazem, porque vivemos em um mundo globalizado, pós-pandemia, em que é preciso se precaver em relação às constantes mudanças”, analisa.

Qualquer empresa, independentemente do tamanho, pode implantar essa prática. “Seja um microempreendedor, seja um profissional autônomo ou uma empresa de grande porte, é preciso estar com esse olhar bem apurado. Ela pode vender um bolinho, mas esse bolinho precisa ter um diferencial. Por exemplo, na qualidade, no preço, no atendimento ou na forma de captar seu cliente. O diferencial competitivo trará uma visibilidade muito maior a ela no mercado, reforçará a marca para o cliente e, com o lucro gerado, será possível aumentar também a capacidade empregadora da empresa”, detalha.

Contudo muitas empresas ainda falham na tentativa de se tornarem competitivas. “Acredito que um dos maiores erros para qualquer empreendedor é não estudar o mercado no qual está se inserindo. Em qualquer ramo de atividade é preciso analisar onde você está entrando. É preciso avaliar como e quem são os concorrentes, quem é realmente o seu público-alvo, qual o preço do produto ou serviço e ainda se o mercado local tem condições de absorver a sua demanda. O maior ou principal erro é não fazer essa pesquisa e simplesmente abrir uma empresa porque acha que a sua vai ser viável”, alerta.

Juliana afirma que o empreendedor também precisa conhecer profundamente o seu negócio. “Uma vez que você tenha isso bem definido, bem detalhado, você consegue montar um plano de negócios e ele passa a ser o seu norte. Você tem um caminho claro a trilhar. Ser empreendedor é você ir construindo o seu negócio passo a passo. Você tem que entender do seu negócio ou ter pessoas que o dominem, para que consiga ter sucesso”, opina.

Ela esclarece que a equipe precisa estar alinhada com o propósito do negócio. “O grupo tem que entender qual é a cultura da empresa e suas metas. Isso tem que ser muito claro. Muitas vezes, o empreendedor peca por não passar para os colaboradores essa transparência do negócio, quais as estratégias dele e onde ele quer chegar. Isso faz com os colaboradores trabalhem no escuro. Para que você chegue a um determinado patamar, você tem que fazer com que os líderes treinem a equipe de forma que ela desenvolva as soft skills e as hard skills necessárias para atingir o objetivo do setor e consequentemente da organização. Depois que tiver tudo formatado, vá destrinchando isso para a sua equipe para alcançar o patamar almejado”, diz.

O empreendedor também tem que estar atento às novidades para ser competitivo. “Ele tem que ter esse olhar realmente para o novo. Quando falo em algo novo, estou pensando, inclusive, na parte tecnológica, aproveitando quais os gaps (espaços) que o mercado tem e que você pode absorver. Hoje em dia, a tecnologia está cada vez mais avançada e nos proporciona uma forma de agilizar o trabalho, de fazer tudo com mais eficiência e trazer mais lucro para a empresa.”

Para ter um diferencial competitivo, Juliana faz as seguintes recomendações: “se o empreendedor estiver começando agora, indico que faça um mapeamento da concorrência e da área em que está se inserindo, até para saber qual diferencial poderá oferecer. Os concorrentes são os nossos balizadores. E, caso já esteja no mercado, analise-o: o que esse mercado traz de inovação, de tecnologia, o que ele proporciona a você em relação à melhoria dos seus processos internos? Fique muito atento em relação às mudanças e tenha sempre um olhar à frente do que está acontecendo”.

Diferencial espiritual
Quem empreende ou quer ascender na carreira também precisa ter um diferencial espiritual. Faça como milhares de pessoas que já têm essa compreensão e participe da reunião Prosperidade com Deus, que acontece sempre às segundas-feiras, em diversos horários, em todos os templos da Universal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia