31/12/2019 às 20h14min - Atualizada em 31/12/2019 às 20h14min

Em São Paulo, mulheres finalizam o ano longe de agressores e recebem festa de confraternização em centro de acolhida

Programa social ofereceu chá da tarde, corte de cabelo, maquiagem, massagem e palestra a mulheres abrigadas.

Ab Noticia News
Folha Universal
Reprodução

Nesta segunda (30), o Projeto Raabe – programa social que presta assistência à vítima de violência doméstica – realizou um evento de confraternização no Centro de Apoio para Mulheres em situação de Rua “Maria Maria”, localizado na capital paulistana.

Segundo a assistente social e voluntária do Raabe Sueli Plácido, o objetivo é valorizar essas mulheres e ajudá-las a recuperar a autoestima que foi perdida. “Elas tiveram um ano marcado por dores físicas e psicológicas”.

O centro de apoio “Maria Maria” oferece acolhimento provisório para mulheres em situação de violência e de rua, a partir dos 18 anos, acompanhadas ou não de seus filhos.

As voluntárias serviram um chá da tarde especial e também ofereceram serviços de beleza, como corte de cabelo, escova, maquiagem e massagem corporal.

Além disso, as mulheres abrigadas no centro “Maria Maria” também participaram de uma atividade reflexiva sobre a convivência intradomiciliar. Atualmente, são 68 mulheres convivendo no mesmo ambiente, a maioria com filhos.

Sueli afirma que a dinâmica as ajudou a resolver conflitos decorrentes do isolamento que precisam enfrentar lá dentro. “A iniciativa fez com as internas se aproximassem e olhassem umas às outras com mais compaixão e menos rivalidade”.

Denúncias e tentativas de feminicidio quase quadruplicam em todo o Brasil

Dados da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, serviço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, apontam que, entre janeiro e outubro deste ano, foram registradas 3.664 denúncias e tentativa de feminicídio em todo o país.

Esse número representa um aumento de 272% na comparação com 984 relatos dessa natureza contabilizados no mesmo período de 2018.

Saiba mais sobre o programa social

Desde novembro de 2011, o Raabe ampara mulheres vítimas de violência doméstica e abusos, oferecendo-lhes atendimento jurídico, social, emocional. São realizados cursos e palestras que auxiliam no resgate e fortalecem a autoestima da mulher.

O grupo está presente em todos os estados brasileiros, nos Estados Unidos e em outros países da Europa e da América Latina.

Em 2018, cerca de 102 mil mulheres foram atendidas no Brasil e exterior.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia