01/12/2023 às 09h05min - Atualizada em 01/12/2023 às 09h10min

Lula gostaria de indicar uma mulher para o Ministério da Justiça, mas ainda não tomou decisão

Em seus 201 anos de existência, o Ministério da Justiça nunca foi comandado por uma mulher.

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução

Interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizem que, em seu giro internacional, ele não dá nenhum sinal de quem será o substituto do ministro da Justiça, Flávio Dinoindicado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mas já confidenciou que gostaria de indicar para o posto uma mulher.

Em seus 201 anos de existência, o Ministério da Justiça nunca foi comandado por uma mulher. Dino também defendeu a ideia de ter uma sucessora.

Lula, porém, tem deixado claro que ainda não tomou nenhuma decisão. Assessores admitem que o chefe pode deixar a troca na Justiça para janeiro do ano que vem, dentro de uma mexida maior em sua equipe ministerial.

Entre as mulheres, a favorita para entrar no lugar de Flávio Dino é a ministra do Planejamento, Simone Tebet, integrante do MDB. Ela já avisou que não foi sondada pelo presidente a respeito. Outra cotada é a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, mas aí Lula ficaria desfalcado no comando de seu partido.

Por enquanto, Lula não parece inclinado a dividir a pasta da Justiça, criando o Ministério da Justiça. Ele avalia que, apesar de a proposta ter sentido, representaria o mesmo que o governo federal assumir a responsabilidade pela área da segurança pública em todo o país. Algo que poderia trazer desgaste para o presidente da República.

Mas como Lula já chegou a considerar a ideia, defensores da proposta vão insistir na divisão da pasta.

Neste caso, a Justiça poderia ficar com o PT, tendo como cotados o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, o advogado Marco Aurélio de Carvalho e os ministros Jorge Messias (AGU) e Vinícius Marques (CGU). E um futuro Ministério da Segurança poderia ficar com o atual secretário-executivo da Justiça, Ricardo Cappelli.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia