29/11/2023 às 08h45min - Atualizada em 29/11/2023 às 08h50min

Em Riad, Lula se reúne com príncipe herdeiro da Arábia Saudita

Presidente começou nesta terça-feira a agenda no Oriente Médio, que inclui participação na COP-28, para discutir o aquecimento global. Lula foi recebido por Mohammad bin Salman no Palácio Real Al Yamamah.

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira (28) com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman. Lula faz viagem oficial nesta semana ao Oriente Médio. A primeira parada foi Riad, capital da Arábia Saudita.

O encontro ocorreu no Palácio Real Al Yamamah. Depois da conversa entre os dois líderes, houve uma reunião ampliada, com a presença de ministros e autoridades dos dois países.

Segundo o governo, durante a conversa, um dos pontos discutidos, além do fortalecimento da relação bilateral, foi o investimento de US$10 bilhões que o Fundo Soberano Saudita planeja investir no Brasil, sendo US$ 9 bilhões já para os próximos sete anos.

Projetos na área de energia limpa, hidrogênio verde, defesa, ciência e tecnologia, agropecuária e aportes em infraestrutura conectados ao Novo PAC também foram abordados na reunião.

Ainda de acordo com a equipe de Lula, a conversa também permeou o protagonismo internacional do Brasil, a importância do país na presidência do G-20 e uma possível visita do príncipe herdeiro ao Brasil. Mohammad bin Salman manifestou interesse em conhecer especialmente a Amazônia.

Em junho, durante viagem a Paris, Lula cancelou um jantar que teria com o príncipe herdeiro. Na época, Lula atribuiu o cancelamento à agenda pesada na Europa nos dias anteriores ao encontro

A Arábia Saudita e seu governo são frequentemente criticados no Ocidente por violações aos direitos humanos.

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, tem 38 anos. Ele foi nomeado primeiro-ministro, um cargo tradicionalmente exercido pelo rei, no ano passado. Bin Salman já era líder de fato do país há vários anos, mas ele atuava em cargos como vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia